Alguns exemplos de intervenções de reabilitação urbana levadas a cabo em diferentes pontos do país vão ser apresentados no decorrer da III Semana da Reabilitação Urbana, que vai desenvolver-se entre 18 e 21 de Abril, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Debates, conferências e exposições fazem parte do programa, tendo como objectivo abordar e ilustrar a forma como a reabilitação urbana tem estimulado a economia local, nomeadamente o comércio e o turismo e a importância de uma preocupação crescente com o ambiente, património e planeamento do território.

Vão ser apresentadas experiências levadas a cabo em Penafiel, Guimarães, Sintra e Vila Real de Sto. António. Será apresentado o projecto da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Portimão e haverá, também, um painel dedicado a materiais de construção, abordada a vertente de turismo. 

Programa completo:

Terça-feira, dia 18 de Abril – SESSÃO INAUGURAL
15h00 – Cerimónia de Abertura da III Semana da Reabilitação Urbana, com as intervenções de Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Pedro Castelo Xavier, Vereador da Câmara Municipal de Portimão e Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Directivo do IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

15h30 – Painel I: Políticas e Programas no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana” por Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Directivo do IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

16h00 – Painel II : Apresentação da ARU – Centro Histórico de Portimão

16h30 – Degustação de Doces Regionais e Inauguração das Exposições : “Desenhar Portimão”, Urban Sketchers Algarve e “Leve Portimão Consigo”, da autoria de alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

QUARTA, DIA 19 ABRIL – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

15h00 – Painel I : Apresentação da CIMPOR a cargo de António Mesquita e José Domingos Costa

15h45 – Painel II “Como reabilitar e renovar sustentadamente sem destruir” por Marco Santos e José Leandro – NEUCE

16h15 – Coffee Break

16h30 – Painel IV : “A Força da Metamorfose” por Alexandre Pais, Museu Nacional do Azulejo

QUINTA, DIA 20 DE ABRIL – REABILITAÇÃO URBANA E TURISMO SUSTENTÁVEL

15h00 – Painel I : Região de Turismo do Algarve, com a intervenção de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve

15h30 – Painel II : Reabilitação do Património Edificado – Impacto no/do Turismo”, a cargo de Ana Velosa, da Universidade de Aveiro

16h00 – Coffee Break

16h15 – Painel III : O caso de Sintra”, representante do Município de Sintra

SEXTA, DIA 21 DE ABRIL – REABILITAÇÃO URBANA e PATRIMÓNIO

15h00 – Painel I : Penafiel: impacto das políticas públicas no desenvolvimento urbano” por Pedro Cepeda, Assessor da Presidência no Município de Penafiel

15h30 – Painel II : A Valorização da Reabilitação Urbana na Construção de uma Cidade Sustentável“

por Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães

16h00 – Coffee Break

16h15 – Painel III : Hostel CONII” por Bruno Oliveira e Marlene Santos, Estúdio ODS Arquitetura

16h45- Painel IV : “VRSA a Céu Aberto”, com apresentação a cargo de Renata Ferreira, SGU de Vila Real de Santo António

Partilhar: