Secretária de Estado inaugura Espaço Empresa de Lagos

Decorreu na Terça-feira, em Lagos, no Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, em representação do Ministro da Economia, e de representantes das diversas entidades envolvidas a inauguração do Espaço Empresa e a apresentação do Algarve Revit +, dois projectos destinados ao sector empresarial.

O Espaço Empresa é, na opinião da presidente da Câmara, Joaquina Matos, uma “evidência da boa articulação entre as administrações públicas (central e local)”, enquanto que o projecto Revit + é uma “manifestação do bom relacionamento do Município com os agentes económicos”.

Depois de visitar o Espaço Empresa, a secretária de Estado Ana Teresa Lehmann referiu que este projecto é muito especial para o Governo, uma vez que resulta da iniciativa conjunta do Ministério da Presidência, do Ministério da Economia e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e tem um propósito muito nobre: “aproximar a administração pública das empresas e agilizar procedimentos, concentrando num único balcão cerca de 100 serviços”.

O Espaço Empresa é uma iniciativa promovida pelo IAPMEI, pela Agência para a Modernização Administrativa e pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, na qual o Município de Lagos é pioneiro, ao integrar a rede de 21 balcões Espaço Empresa de todo o país.

Esta estrutura de suporte e de apoio à economia da região do barlavento do Algarve funciona na Câmara Municipal, agregando num mesmo local várias áreas de competências das Administrações Central e Local ligadas ao desenvolvimento da actividade empresarial no concelho, e na região, procurando minimizar esforços, constrangimentos e dificuldades de empreendedores, empresários e investidores, no acesso à informação e na relação com a Administração Pública no seu todo.

Em Lagos, o balcão Espaço Empresa funciona nos dias úteis, entre as 9h e as 17h, e disponibiliza um conjunto alargado de serviços. Alguns deles já são prestados pela autarquia, como por exemplo nas áreas do licenciamento industrial, do regime jurídico das atividades de comércio, serviços e restauração e do alojamento local. Outros são novidade, como o suporte à inovação empresarial, o acesso a informação e a ferramentas digitais para a internacionalização, a inscrição em ações de capacitação empresarial, informações sobre o Portugal 2020, a constituição de sociedades, a certificação PME, o apoio à implementação da ideia de negócio, entre outros.

O Algarve REVIT+ é promovido pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR Algarve) e co-financiado pelo Crescalgarve2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este projecto visa revitalizar as áreas empresariais da região, através do reforço da capacitação e da promoção das PME’s instaladas nessas áreas, em modelos de gestão e de marketing inovadores, enquadrados numa lógica colectiva, por meio da criação da Rede de Áreas Empresariais do Algarve.

Apenas cinco Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE’s) beneficiarão deste programa na região, sendo que o Município de Lagos viu a sua candidatura ao Algarve Revit + ser aprovada com três AAE’s, designadamente Municipal do Chinicato, Pinheiral e Marateca, as quais correspondem a mais de 60 empresas instaladas.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728