Receitas do turismo algarvio aumentam 4,7%

O Algarve consolidou, em 2018, o desempenho turístico positivo registado ao longo dos últimos anos, com um aumento homólogo dos proveitos totais de 4,7%, para 1081 milhões de euros, e do número de hóspedes de 1,5%, para 4,2 milhões de hóspedes.

Estes são dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a atividade turística, agora divulgados, que revelam ainda uma ligeira descida nas dormidas (-1%, para um total de 18,8 milhões de dormidas).

Para o presidente da Região de Turismo, João Fernandes, “os resultados finais da atividade turística são francamente positivos, num ano que se antevia muito difícil para o turismo no Algarve”. Este responsável acrescenta que “é importante realçar que a comparação apresentada pelo INE é feita em relação a 2017, o melhor ano de sempre do turismo na região, pelo que as metas atingidas em 2018 demonstram a forte resiliência de toda a estrutura do setor”.

Os proveitos totais aumentaram 6% a nível nacional, para 3,6 mil milhões, com o Algarve a representar uma quota de 30% e um total de 1081 milhões de euros (+4,7%). Na região, os proveitos por aposento atingiram os 790,7 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 3,4%.

Em território nacional os estabelecimentos de alojamento turístico receberam um total de 21 milhões de hóspedes em 2018 (+1,7%), com o Algarve a conquistar uma quota de 20% e um total de 4,2 milhões de hóspedes (+1,5%), revelam os dados do INE.

No país, os estabelecimentos hoteleiros registaram um total de 57,6 milhões de dormidas, valor idêntico ao do ano anterior. A quota de mercado na região algarvia ascendeu a 32,7%, totalizando 18,8 milhões de dormidas (-1%). De registar o desempenho positivo do mercado interno no Algarve, que registou um crescimento de 9,9% (a maior taxa de crescimento a nível nacional) e um total próximo dos 4,4 milhões de dormidas. Os estrangeiros totalizaram 14,4 milhões de pernoitas no destino em 2018 (-3,9%).

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Escola Primária Almádena (4)_fb

Município de Lagos dá casa à C4M4

markus-spiske-pl_HXNkyFmw-unsplash.jpg

Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

Bolsas Estudo OCS

Em Lagos mais de uma centena de estudantes vão receber bolsa de estudo municipal