Praia inclusiva para daltónicos


A Quinta do Lago recebeu a distinção de “Praia Inclusiva para Daltónicos”, no âmbito do Programa ColorADD, sendo a primeira do Concelho de Loulé, e uma das primeiras do Algarve, apta para pessoas com incapacidade em diferenciar todas ou algumas cores (daltonismo ou discromatopsia).
Trata-se de um programa que tem como objetivo sensibilizar, educar e capacitar para a sociedade de inclusão em geral, e para o daltonismo em particular, no âmbito da zona balnear e praias costeiras.
Foi implementado na Praia da Quinta do Lago o código que permite às pessoas que têm este problema distinguir as cores nos diversos suportes de informação e comunicação, designadamente as Bandeiras de Praia (Verde, Amarela e Vermelha), os Ecopontos de Reciclagem de Praia (Verde, Azul, Amarelo e Preto) e os Painéis de Informação de Serviços de Praia.
Depois da Quinta do Lago, o Município de Loulé pretende alargar esta distinção às restantes praias do Concelho – Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura.
Em todo o mundo existem 350 milhões de daltónicos, sendo 10% da população masculina e 0,5% da população feminina. 
Atualmente são mais de 150 praias de 12 municípios portugueses que têm a Bandeira ColorADD Praia Acessível hasteada, em mais de 320 km balneares. No Algarve, apenas Albufeira ostenta esta distinção.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728