Os 21 postos de turismo da região algarvia receberam, ao longo de 2016, cerca de 588 mil turistas.
De acordo com o relatório agora divulgado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), Julho, Agosto, Setembro e Outubro foram os meses de maior afluência aos postos de turismo. Como seria previsível, Agosto foi o mês ‘campeão’, aquele em que se verificou um maior número de atendimentos (91.376).
Os postos de turismo de Faro, Lagos e Tavira foram os que registaram uma maior procura durante o ano, com atendimentos a rondarem os 89 mil, 61 mil e 58 mil, respectivamente. De uma forma generalizada, os turistas preferiram visitar os postos de turismo do que recorrer ao apoio telefónico.
Um inquérito de satisfação levado a cabo junto de uma amostra dos turistas que visitaram os postos de turismo indica que ficaram muito agradados com o que encontraram, tendo, numa escala de 1 a 5 valores, a classificação média sido de 4,3.
Este é um dado que deixa satisfeito o presidente da RTA, Desidério Silva, uma vez que “o atendimento nos postos de turismo pode motivar a permanência e o retorno do turista, assim como a percepção que este tem do destino, ao influenciar a eleição dos lugares a visitar”.
Por essa razão, refere este responsável, “nos últimos anos temos investido na melhoria das condições dos postos, na oferta de novos serviços (por exemplo a maioria das estruturas já disponibiliza serviço de wifi gratuito) e na formação de recursos humanos”.
Tendo em conta que as previsões indicam que este ano turístico algarvio seja ainda melhor do que o de 2016 (em que o Algarve registou a marca recorde de 18,1 milhões de dormidas), espera-se, em 2017, uma maior afluência aos postos de turismo.
Neste âmbito, será inaugurado um novo posto de turismo no Aeroporto de Faro, face ao aumento do número de passageiros da estrutura aeroportuária (+18,5% em 2016, em comparação com 2015).