Portugueses aderem cada vez mais às compras online


Mais de 90% dos portugueses já adquiriu produtos ou serviços através da internet, revela um estudo levado a cabo pelo Portal da Queixa, em que foram inquiridas 5.300 pessoas.
Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são o que os consumidores mais compram online.
A esmagadora maioria dos consumidores inquiridos (92%) neste estudo afirma já ter adquirido algum produto ou serviço pela internet, sendo que “a faixa etária superior aos 59 anos é a que menos compra através da Internet, em comparação com os restantes grupos”.
Apenas 8% dos portugueses abordados diz não ter feito compras online e revela reticência em fazê-lo, apontando como principais motivos “a falta de confiança em realizar pagamentos através da internet, o facto de não encontrarem a oportunidade ideal e a falta de confiança na entrega do produto”.
Quase metade dos inquiridos (44%) respondeu realizar compras online entre 2 a 6 vezes por ano. Quanto menor a idade, maior é a frequência de compras online, conclui-se.
O estudo também revela que “os homens preferem a compra de equipamentos eletrónicos, jogos online e apostas, seguros e aluguer de veículos, e, por sua vez, as mulheres compram mais acessórios de moda e beleza, livros, artigos em hipermercados, decoração e artigos relacionados com a puericultura”.
Apesar deste inquérito ter sido realizado a nível nacional, “os consumidores de Lisboa são os que mais tipos de compra mencionam, destacando-se viagens, entradas para cinema e espetáculos, seguros, compras em supermercados e aluguer de veículos”.
Os meios de pagamento mais utilizados são a referência bancária e o cartão de crédito, seguindo-se a transferência bancária e o Paypal.
Os homens são o grupo que paga mais com cartão de crédito, Paypal e MB Way enquanto que as mulheres tendem a preferir a referência bancária.
Das resposta obtidas conclui-se ainda que “a confiança nos sites é o argumento principal dos entrevistados que preferem sites nacionais, enquanto que o custo de entrega mais baixo é o motivo principal de preferência por sites estrangeiros”.
Os consumidores portugueses aparentam estar satisfeitos com as suas compras online, uma vez que, “numa escala de 0 a 10, apresentam uma média de 7.6 no que diz respeito ao atendimento e à qualidade do serviço prestado nas suas compras online”.
Com o aumento dos portugueses que se tornam adeptos deste tipo de compras, também cresce o número de queixas com elas relacionadas. O Portal da Queixa revela que diariamente lhe chegam mais de duas dezenas de reclamações, contabilizando-se 3.900 em seis meses.

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