Nos meses de fevereiro, março e abril, durante uma semana, a iniciativa «Portimão à Mesa» coloca em destaque a cavala, o sargo e o carapau, à mesa de dezasseis restaurantes localizados no centro histórico de Portimão. O objetivo é promover não só o pescado como um dos produtos mais emblemáticos da gastronomia algarvia, como dinamizar a zona do centro da cidade e a economia local durante a época de menor procura turística.

Em cada mês será dado destaque a uma espécie de pescado diferente, de acordo com a oferta existente no concelho e identificada pela Docapesca, neste caso a Cavala irá dominar as atenções entre 6 e 12 de fevereiro, e marcar assim o arranque do «Portimão à Mesa» que, de 6 a 12 março irá eleger o Sargo e, de 3 a 9 abril o Carapau.

Nestas datas, os dezasseis estabelecimentos aderentes, situados na área de influência do Largo Doutor Bastos e o Largo da Barca, irão convidar a saborear o pescado de diversas maneiras e temperos, seja grelhado, frito ou confecionado à moda da casa e serão muitas as opções para apreciar cada uma das espécies de pescado.

Esta iniciativa nasce da vontade de alguns empresários de restauração e do empenho e aposta da autarquia de acolher e apoiar ações que venham a dinamizar o centro histórico da cidade, nomeadamente no âmbito da ARU- centro histórico de Portimão, e conta o apoio da Associação Turismo de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, ACRAL e Docapesca

Partilhar: