PDM de Lagos vai ser alterado para adequação às novas regras de classificação e qualificação do solo

A Câmara Municipal deliberou, na sua última reunião, aprovar os termos de referência do procedimento concursal a desencadear para a elaboração da alteração do Plano Diretor Municipal de Lagos (PDM de Lagos). Esta decisão foi precedida de um período de participação pública preventiva, decorrido entre 29 de julho e 18 de agosto, e da ponderação das participações registadas.

Em causa está a obrigatoriedade de adequar, até 31 de dezembro de 2022, o PDM à legislação vigente, incluindo as novas regras de classificação e qualificação do solo definidas na Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo e no Regulamento Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).

Os diplomas acima referidos vieram instituir os critérios da mencionada classificação, mas também reclassificação do solo, assim como os critérios de qualificação e as categorias de solo rústico e do solo urbano em função do uso dominante, determinando o fim das categorias de solo urbanizável e solo programável, passando a existir apenas as categorias de solo urbano e solo rústico.

Esta alteração não mudará a estratégia de ordenamento do território contida no PDM de Lagos, o qual está em vigor desde 1 de setembro de 2015.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Governo aprova subida do salário mínimo para 820 euros em 2024

Economia cresce 1,9% em termos homólogos e recua 0,2% em cadeia no 3.º trimestre

Sete distritos chuva persistente

IPMA eleva para 13 os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Passagem-de-ano

Pedro Mafama e festa “Revenge of the 2000’s”vão animar Passagem de Ano em Faro

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728