Passa a ser proibido fazer pagamentos em dinheiro acima de 3 mil euros

A partir desta Quarta-feira, 23 de Agosto, passa a ser proibido fazer pagamentos em dinheiro em transacções de qualquer natureza que envolvam montantes iguais ou superiores a 3 mil euros ou o seu equivalente em moeda estrangeira.

Isso mesmo está expresso na Lei 92/2017, publicada esta Terça-feira em Diário da República, que determina também que esse limite é aumentado para 10 mil euros no caso de se tratar de cidadãos estrangeiros não residentes em território português e desde que não actuem na qualidade de empresários ou comerciantes.

Estes limites abrangem os pagamentos realizados já a partir de Quarta-feira, “ainda que as transacções que lhes deram origem sejam anteriores.”

 

No caso do pagamento de impostos, a lei é ainda mais restritiva, ao definir que o limite máximo de pagamento em numerário de 500 euros.

A multa para quem violar estas regras vai de 180 a 4.500 euros.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Taxas-Euribor-sobem

Euribor sobe a três e seis meses para novos máximos

Ribat-da-Arrifana-3@DRCAlg_small

Fixação da Zona Especial de Proteção do Ribat da Arrifana, no concelho de Aljezur

20230920_190119-3

ÓRGÃOS SOCIAIS DA ACRAL JÁ TOMARAM POSSE