
A Fortaleza de Sagres acolhe palestra “Oceanos, Ambiente e Clima. O papel das Tecnologias da Informação no estudo e previsão da sua dinâmica” no dia 24 de fevereiro, às 15 horas
A Fortaleza de Sagres constitui um ponto privilegiado de observação do oceano. A sua ligação ao Infante D. Henrique e aos Descobrimentos associam este espaço às inovações técnicas e científicas que permitiram progredir na exploração científica dos mares.
Beneficiando hoje da disponibilidade de recursos tecnológicos avançados, o estudo dos oceanos tem vindo a desenvolver-se em novas e múltiplas direções. Nesse âmbito, sendo difícil o estudo do oceano só através da observação, atendendo à sua extensão e sobretudo à sua profundidade, destaca-se o papel, quer da modelação matemática, quer também da inteligência artificial pela sua capacidade de relacionar dados de observação e resultados de modelos matemáticos. Deste modo, o recurso a novas tecnologias permitiu, nos últimos 30 anos, um progresso significativo do conhecimento em comparação com os séculos anteriores.
Um dos aspetos que tem vindo a ser aprofundado centra-se na circulação oceânica e nas implicações que esta tem no transporte de energia (clima) e de nutrientes e na produtividade biológica dos oceanos, com ênfase para os sistemas costeiros influenciados pela ação antropogénica.
No próximo dia 24 de fevereiro, pelas 15.00, será realizada uma visita à Fortaleza de Sagres com uma apresentação sobre este tema pelos Professores Ramiro Neves (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e Antônio Silva Neto (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), com entrada livre.
Para mais informações e reservas contacte: geral.fsagres@museusemonumentos.pt.
Fortaleza de Sagres



