Os segredos do sucesso de uma campeã mundial

Persistência, trabalho, dedicação, espírito de sacrifício e capacidade de superação. Estas são algumas das chaves do sucesso identificadas por Joana Schenker, a campeã nacional, europeia e mundial de Bodyboard. A elas junta-se aquela que é ainda mais importante: fazer aquilo de que se gosta.

Falando na sessão comemorativa do Dia do Município de Vila do Bispo, em que assinou mais um contrato de patrocínio com a Câmara local, a jovem elencou os elementos que considera essenciais para se atingir o sucesso no desporto, nos negócios ou em qualquer outra actividade.

Em primeiro lugar “temos que adorar aquilo que fazemos pois só assim conseguimos continuar naqueles dias em que não apetece treinar ou competir porque está frio ou porque tudo parece estar a correr mal”.

O sucesso não cai do céu, é preciso muito trabalho para lá chegar e torna-se mais fácil se realmente dedicarmos esse esforço a uma actividade que nos faz feliz. No seu caso, “se não gostasse de bodyboard, por exemplo, seria horrível ir para a água todos os dias”.

Mas tem de ir, mesmo quando não lhe apetece ou as condições não são as ideais, pois a persistência, o empenho e o treino são outros dos elementos fundamentais para se atingir um patamar de excelência. Isto porque capacidade e talento muitos têm mas se não potenciam essas qualidades através do trabalho, do treino e da persistência nada de muito relevante irá acontecer.

Mas também não vale a pena querer controlar tudo e só ir à luta quando estiverem criadas as condições ideais, pois isso, provavelmente, nunca acontecerá. O importante é fazer o melhor que podermos em cada momento e termos capacidade de adaptação às circunstâncias concretas com que nos deparamos em cada momento.

Para ilustrar isso, dá o exemplo de uma ida sua ao Japão para participar numa competição, tendo-se preparado para as ondas pequenas características do local. Só que tinha havido um tufão e as ondas que apanhou eram enormes. Isso significa que andou a treinar-se para uma realidade completamente diferente daquela que acabou por encontrar, pelo que, no momento, teve de adaptar-se às novas circunstâncias e tentar, ainda assim, fazer o melhor possível.

Uma última regra de ouro é estar sempre atento, sempre alerta, de forma a detectar uma oportunidade – no seu caso, uma boa onda – que, de repente, surja e devidamente aproveitada possa fazer que se consiga, finalmente, atingir o sucesso tão desejado.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728