Tem lugar, este Domingo, 9 de Abril, o X Concurso de Vinhos do Algarve, promovido pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) em parceria com a Associação de Escanções de Portugal (AEP). A decorrer no  Hotel PortoBay Falésia, em  Albufeira, a iniciativa vai premiar os melhores vinhos engarrafados do Algarve.

O certame, que este ano regista um número recorde de produtores inscritos (mais de duas dezenas), é aberto a vinhos brancos, rosados e tintos produzidos na Região Vitivinícola do Algarve, com direito a Denominação de Origem Protegida Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira e Indicação Geográfica Algarve.

Os vinhos admitidos são avaliados em prova cega, efectuada por um  conjunto de provadores  constituídos em painéis. Cada painel de jurados é composto por um número mínimo de cinco provadores e um presidente.

O presidente da CVA, Carlos Gracias, diz que este é “um evento importante, na medida em que distinguimos a qualidade e tipicidade dos nossos vinhos, reforçando a nossa missão em consolidar a imagem do vinho algarvio a nível regional e nacional e a prova que a aposta da região na vitivinicultura é uma aposta ganha”.

 No final, aos vinhos seleccionados serão atribuídas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze e ainda a Grande Medalha de Ouro, para o melhor Vinho do Algarve.

Os prémios serão entregues durante o Simpósio Vitivinícola do Algarve agendado para o dia 11 de Maio.

Partilhar: