Os eventos que vão marcar o mês de abril no Algarve

A colorida Festa das Tochas Floridas, a Festa da Mãe Soberana e o Walking Festival Ameixial são três dos mais de 100 eventos agendados para o Algarve em abril.

As festividades da Mãe Soberana arrancam no dia 21, com a Festa Pequena, e prolonga-se por 15 dias de celebrações litúrgicas até ao dia da Festa Grande (5 de maio), o ponto alto de toda a festividade.

Também no dia 21, tem lugar a procissão da festa são-brasense, Festa das Tochas Floridas.

Outro destaque é o 7.º Walking Festival Ameixial. Durante três dias (26, 27 e 28) do programa constam caminhadas, palestras, workshops e animação musical.

No desporto, será tempo do Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade «Terras do Infante» de 5 a 7, em Lagos. Pelo terceiro ano consecutivo, Lagos será palco da Taça da Europa com três dias de provas de patinagem de velocidade de grande qualidade, com equipas de várias partes do mundo.

Em Quarteira terá lugar uma das mais prestigiadas provas de Triatlo em Portugal – o 2019 ETU Quarteira European CUP -, nos dias 27 e 28. O evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros de 35 países, mas também com os melhores triatletas nacionais. O Triatlo Internacional de Quarteira está inserido desde 2009 na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal.

Dino D’Santiago é cabeça de cartaz na música, num concerto marcado para o Teatro das Figuras, no dia 20. Para além do cantor quarteirense, o Algarve ouvirá este mês, no dia 5, em Albufeira, a cantora Viviane, que interpretará Piaf. Já nos dias 12 e 13, Faro recebe no Teatro Lethes (21h30) o 6.º Festival Internacional de Blues de Faro, com participações de Li’l Twister, Little G Weevil, Guitar Not So Slim e os Budda Power Blues.

Em Loulé, volta o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, um festival que fomenta cruzamentos e diálogos criativos entre a música de cariz experimental e os universos da imagem e das artes visuais, bem como abordagens exploratórias em torno da arte sonora. Para ver nos dias 12 e 14 em vários espaços da cidade.

A peça Os vizinhos de Cima (dia 11 no Teatro das Figuras, Faro, às 21h30), a exposição de arte têxtil Um olhar sem fim (dia 27 na Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira) e o concurso de jovens bailarinos Dançarte – Algarve International Dance Competitions (de 06 a 9, no Teatro das Figuras) são outras sugestões culturais para turistas e residentes.

O programa cultural 365 Algarve mantém em abril uma programação de qualidade, com um conjunto de espetáculos únicos. Mário Laginha e o Quarteto de Matosinhos, no Cineteatro Louletano, dia 18 (21h30), e a Traversée com Tatiana Mosio, em Aljezur, no dia 21 (16h30), são duas das propostas.

A 5.ª edição do Festival Internacional Encontros do DeVIR não só preenche a agenda com diversos espetáculos de dança, como é o caso de Collective Loss of Memory (República Checa), dia 20, no Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro (21h30), como também se faz notar em exposições de artes plásticas.

No cinema, os destaques vão para o FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (de 04 a 13), festival em primeira edição que coloca em diálogo o cinema e a literatura e que inclui, além de filmes e de uma secção competitiva, oficinas de escrita, performances e passeios fílmicos e o Cine-Concerto Video Lucem – Um Grito na Noite, dia 12, em Alcoutim, com sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme Um grito na Noite.

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Consumo-de-gas-natural-recua

Consumo de gás natural recua 5,7% em novembro

SNS24-atendeu-em-novembro-194-mil-chamadas-s

SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas e encaminhou 56 mil doentes para urgências

Sonho-de-Natal-regressa-a-Portimao-

“Sonho de Natal” regressa a Portimão cheio de fantasia e alegria para toda a família