A Universidade do Algarve vai abrir, no próximo ano lectivo (2017/18), uma nova licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão cujo objectivo principal é oferecer uma sólida formação nas áreas fundamentais da Matemática que são da maior relevância para a resolução de problemas concretos da Economia e da Gestão. Na resolução desses problemas é também enfatizada a importância da utilização dos adequados meios computacionais.

Procurar-se-á ainda proporcionar uma formação que permita o ingresso em mestrados especializados que necessitem de uma forte componente em Matemática, em particular nas áreas de Economia do Turismo, Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais, Gestão Estratégica das Organizações, Gestão de Operações, Avaliação de Desempenho, Marketing, Contabilidade, Finanças e afins.

Os diplomados deste ciclo de estudos poderão exercer funções em organismos governamentais, empresas de consultoria, bancos, seguradoras, empresas de sondagens e estudos de mercado, e outras empresas no sector da gestão que baseiam o processo de tomada de decisão na construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento das suas actividades.

Refira-se que, de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, as taxas de empregabilidade na área científica da Matemática, nomeadamente na área de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, são as mais elevadas a nível nacional.

O acesso a esta licenciatura, leccionada no Campus de Gambelas, deverá ser efectuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tendo como prova de ingresso Matemática A.

Toda a informação sobre a licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão pode ser consultada aqui.

Partilhar: