A Câmara Municipal de Lagos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a realizar trabalhos de execução de faixas de gestão de combustível num total de 60 hectares da área da Mata Nacional de Barão de São João, contando com a adjudicação de serviços e com a colaboração dos Sapadores Florestais e dos clubes de caçadores das Terras do Infante, com base em protocolos estabelecidos recentemente.

A gestão dos combustíveis existentes nos espaços rurais é realizada através de faixas e de parcelas, situadas em locais estratégicos, para a prossecução de determinadas funções, onde se procede à modificação e à remoção total ou parcial da biomassa presente.

As faixas de gestão de combustível constituem redes primárias, secundárias e terciárias, tendo em consideração as funções que podem desempenhar, nomeadamente: diminuição da superfície percorrida por grandes incêndios, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo; redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de valor especial; isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.

Além da intervenção nesta área, o município irá também apostar na realização de trabalhos em cerca de 25 hectares de faixas de gestão de combustível na zona do Pincho.

Através deste trabalho colaborativo entre autarquia e entidades, o município vem reforçar as suas estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais na área do concelho, um dos grandes flagelos que anualmente assolam o país.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar: