Município de Faro promove alimentação saudável na infância

Programa “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 passos para crescer forte e saudável”

O Município de Faro promove, mais uma vez, neste próximo ano letivo, o Programa “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 Passos para Crescer Forte e Saudável”, como forma de sensibilizar crianças e famílias para a necessidade e importância de uma Alimentação Saudável na Infância.

O Departamento de Desenvolvimento Social e Educação – Serviço de Cooperação e Saúde tem desenvolvido, dinamizado e apoiado projetos educativos que contribuem para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 3, 4, 10 e 17. Estes objetivos visam, respetivamente, erradicar a pobreza, erradicar a fome, garantir saúde de qualidade, promover educação de qualidade, reduzir as desigualdades e fomentar parcerias para a implementação dos objetivos. Neste sentido, foram realizadas 24 atividades, entre abril e junho, que abordaram seis temas diferentes no âmbito do “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 Passos para Crescer Forte e Saudável.

Estas atividades combinaram experiências teóricas, sensoriais e vivências práticas, como a organização de listas de compras e idas ao supermercado, histórias, trabalhos manuais e outros recursos pedagógicos. Foram feitos jogos educativos, sopas (utilizando imagens), oficinas de leitura de rótulos e análise dos lanches levados para a escola. Todas estas iniciativas facilitaram a construção do conhecimento de forma envolvente e educativa, promovendo hábitos alimentares saudáveis entre os participantes.

As ações envolveram 70 alunos das escolas da Conceição, Estoi e Santa Bárbara, com o objetivo de promover a literacia alimentar e nutricional, capacitando as crianças na área do planeamento, compra e confeção dos alimentos. Além disso, procuraram criar atitudes positivas em relação aos alimentos e à alimentação, encorajando-se a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada, promovendo a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

Recordamos que a alimentação nesta fase do desenvolvimento humano desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo durante este período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares e que programamos a nossa saúde futura. Reconhecendo essa importância, a Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas do Município de Faro, continua empenhada em promover a saúde e o bem-estar de todos os seus cidadãos, contribuindo para a formação de uma comunidade mais informada e saudável.

O Município de Faro acredita que estas iniciativas são fundamentais para assegurar que as crianças cresçam fortes e saudáveis, estabelecendo uma base sólida para um futuro de bem-estar.

Fonte: CM Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

GAJ 2 - Concurso Talentos

Município de Albufeira lança dois concursos para os jovens artistas locais

post dia Mundial do Turismo

Faro celebra Dia Mundial do Turismo 2024

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728