Programa “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 passos para crescer forte e saudável”
O Município de Faro promove, mais uma vez, neste próximo ano letivo, o Programa “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 Passos para Crescer Forte e Saudável”, como forma de sensibilizar crianças e famílias para a necessidade e importância de uma Alimentação Saudável na Infância.
O Departamento de Desenvolvimento Social e Educação – Serviço de Cooperação e Saúde tem desenvolvido, dinamizado e apoiado projetos educativos que contribuem para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 3, 4, 10 e 17. Estes objetivos visam, respetivamente, erradicar a pobreza, erradicar a fome, garantir saúde de qualidade, promover educação de qualidade, reduzir as desigualdades e fomentar parcerias para a implementação dos objetivos. Neste sentido, foram realizadas 24 atividades, entre abril e junho, que abordaram seis temas diferentes no âmbito do “Faro Saudável – Saúde para Todos: 6 Passos para Crescer Forte e Saudável.
Estas atividades combinaram experiências teóricas, sensoriais e vivências práticas, como a organização de listas de compras e idas ao supermercado, histórias, trabalhos manuais e outros recursos pedagógicos. Foram feitos jogos educativos, sopas (utilizando imagens), oficinas de leitura de rótulos e análise dos lanches levados para a escola. Todas estas iniciativas facilitaram a construção do conhecimento de forma envolvente e educativa, promovendo hábitos alimentares saudáveis entre os participantes.
As ações envolveram 70 alunos das escolas da Conceição, Estoi e Santa Bárbara, com o objetivo de promover a literacia alimentar e nutricional, capacitando as crianças na área do planeamento, compra e confeção dos alimentos. Além disso, procuraram criar atitudes positivas em relação aos alimentos e à alimentação, encorajando-se a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada, promovendo a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
Recordamos que a alimentação nesta fase do desenvolvimento humano desempenha um papel crucial no crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo durante este período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares e que programamos a nossa saúde futura. Reconhecendo essa importância, a Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas do Município de Faro, continua empenhada em promover a saúde e o bem-estar de todos os seus cidadãos, contribuindo para a formação de uma comunidade mais informada e saudável.
O Município de Faro acredita que estas iniciativas são fundamentais para assegurar que as crianças cresçam fortes e saudáveis, estabelecendo uma base sólida para um futuro de bem-estar.
Fonte: CM Faro