MAIS DE 60 CONCELHOS DE NOVE DISTRITOS EM RISCO MÁXIMO DE INCÊNDIO

Mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa das previsões de tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quinta-feira para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado.

No aviso, a ANEPC recorda que até ao fim de setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

E alerta ainda que é proibido lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas, devendo evitar-se, por exemplo, o uso de grades de discos.

Devido ao calor o IPMA colocou todos os distritos de Portugal continental (18) sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728