Início 9 Cultura 9 Loulé acolhe mercado ibero-americano de animação

Últimas Notícias

Loulé acolhe mercado ibero-americano de animação

Jan 21, 2026 | Cultura, Destaques, Eventos

Produtores, realizadores e programadores de cinema e audiovisual encontram-se a partir de hoje em Loulé, na primeira edição do MAIA – Mercado de Animação Ibero-Americano.

Este mercado é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Produtores de Animação (APPA) e pretende incentivar a coprodução em língua portuguesa dentro do universo do cinema e audiovisual de animação.

Com o Brasil como país convidado, o MAIA contará, durante três dias, com uma programação que inclui sessões de cinema, encontros entre profissionais e apresentação de projetos.

Entre os convidados desta primeira edição estão a produtora e realizadora chilena Bernardita Ojeda, o argumentista brasileiro Raoni Marqs, o programador espanhol Yago Fandiño, da RTVE (Espanha), e o presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, Luís Chaby Vaz.

No âmbito deste mercado, serão atribuídos vários prémios para os melhores projetos de animação, nomeadamente o Prémio RTP – com um ano de consultoria para a melhor série – e o Prémio MIA, para a melhor apresentação de um projeto por mulheres.

O Mercado de Animação Ibero-Americano acontece no âmbito da “Algarve Film Week” e a programação reparte-se pelo Cineteatro Louletano, pelo Convento do Espírito Santo e pelo CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé.

Lusa