Lagoa foi o primeiro município do Algarve a hastear a Bandeira Azul nas suas praias

Lagoa foi o primeiro concelho do Algarve a hastear a Bandeira Azul na região do Algarve. O galardão foi atribuído a seis praias do concelho, duas das quais exibem também a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

Ontem, pela manhã, na Praia Grande de Ferragudo, deu-se inicio às vistorias e às cerimonias do hastear da Bandeira Azul da Europa 2022. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Luís Encarnação, o executivo camarário e representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, da Autoridade Marítima, da Região de Turismo do Algarve e dos Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias.

Paralelamente, pelo meio dia, na Praia de Carvoeiro, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Município de Lagoa e a Agência Portuguesa do Ambiente para o estabelecer os termos de colaboração para a execução de um programa complementar de monitorização de algumas águas balneares. Pretende-se assim melhorar o conhecimento dessas águas balneares, possibilitando a atuação preventiva em situações de contaminação.

Nesta época balnear, Lagoa terá hasteada a Bandeira Azul, nas praias do Vale do Olival, da Senhora da Rocha, de Vale Centeanes, do Carvoeiro, dos Caneiros e na Praia Grande de Ferragudo, pela sua excelência e pelo cumprimento de um rigoroso conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, e segurança e serviços.

O Programa da Bandeira Azul da Europa é uma iniciativa da FEE – Federação Europeia de Educação Ambiental, com o objetivo elevar a consciencialização dos cidadãos e dos decisores para a proteção do ambiente marinho, e incentivar a realização de ações que levem à resolução dos problemas aí existentes. O galardão é atribuído a praias que cumpram uma trintena de critérios de excelência, após um processo de candidatura junto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. De entre os critérios necessários, destaca-se a realização de atividades de educação ambiental, cujo tema em 2022 é a “RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS”, no âmbito da década da Estratégia Europeia para a Biodiversidade.

É ainda de destacar a atribuição da bandeira Qualidade Ouro pela associação ambientalista Quercus, às praias do Vale do Olival, da Senhora da Rocha, da Marinha, dos Caneiros, e Praia Grande de Ferragudo.  Este galardão é atribuído a praias em que a qualidade das águas balneares obedece a padrões de excelência ainda mais exigentes que os da Bandeira Azul.

Lagoa hasteou também a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, atribuída pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, nas praias do Carvoeiro e da Senhora da Rocha, confirmando a procura de um território inclusivo no cumprimento de um conjunto de normas que facilitam o uso dos areais por pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias disponibilizarão ainda cadeiras anfíbias que permitirão a este grupo especial de utentes a ida a banhos. Paralelamente, nestas praias, procura-se garantir a acessibilidade inclusiva nos percursos até às áreas concessionadas e zonas de conforto por meio de passadeiras pensadas para serem confortavelmente transitáveis, mesmo por cadeiras de rodas.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Teatro Dia Mundial do Idoso

Dia Internacional do Idoso celebrado com peça de teatro de comédia em Castro Marim

perigo incêndios

Mais de 100 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio rural

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728