Incêndio dominado


O incêndio que na sexta-feira passada deflagrou em Monchique e que, entretanto, alastrou aos concelhos de Portimão, Silves e Odemira foi esta manhã dado como dominado.
O anúncio foi feito pela responsável operacional Patrícia Gaspar que, no entanto, frisou que o trabalho está ainda longe de terminado, uma vez que, apesar de dominado, o incêndio não se encontra extinto e há risco de se verificarem reacendimentos.
As condições meteorológicas esperadas ao longo do dia e da próxima noite, em termos de temperatura e de índice de humanidade, não são tão favoráveis como têm sido nas últimas horas. Mantém-se “risco de incêndio”, pelo que “todo o cuidado é pouco e vamos manter o dispositivo no terreno para poder responder a qualquer situação”, referiu esta responsável.
O número total de feridos subiu para 41, dos quais apenas um em estado grave.
Ao longo dos últimos dias as pessoas que tiveram de fugir ao incêndio e procurar refúgio seguro têm vindo a regressar a suas casas, sendo que, nesta altura, apenas existem 49 deslocados.
No concelho mais afetado pelas chamas, o de Monchique, já se fez um primeiro balanço provisório dos estragos, tendo já sido contabilizados prejuízos de 10 milhões de euros de prejuízo, segundo revela o presidente da Câmara local, Rui André. O número de casas total ou parciamente afetadas pelas chamas terá sido de cerca de meia centena, sendo que 10 ou 12 serão de habitação permanente.
Entretanto, a autarquia lançou uma campanha de recolha de produtos para apoio às vítimas do incêndio. Os bens que mais falta fazem são: utensílios domésticos, alfaias/maquinaria agrícola, tubagem e material de rega, comida e medicamentos para animais. O local de entrega é na Escola E.B 2,3 Manuel de Nascimento, situada em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Monchique. Informações adicionais podem ser obtidas através dos contactos telefónicos 927 244 342 e 925 527 586.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

contratos-programa_redes

Município de Silves atribuiu um total de meio milhão de euros a instituições e associações locais no âmbito dos programas de apoio municipais

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728