A Câmara de Silves aproveitou a sessão que assinalou o Dia Europeu do Enoturismo para lançar uma brochura “Vinhos de Silves”, na qual constam muitas informações sobre as 10 adegas existentes no concelho.

Trata-se, segundo referiu a presidente da autarquia, Rosa Palma, de mais uma iniciativa que tem como objectivo promover aquela actividade, a qual tem grande importância ao nível da identidade, história e cultura do concelho.

No decorrer da sessão foram, também, homenageados os produtores locais e apresentada a segunda edição do “Jazz nas Adegas”, uma iniciativa integrada no programa “365 Algarve”, que vai arrancar em Janeiro do próximo ano e desenvolver-se até Abril. São oito concertos que vão ter lugar em outras tantas adegas do concelho.

Um dos participantes nesta sessão foi o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, que destacou o facto da actividade vitivinícola ser mais um trunfo para a diversificação do turismo algarvio, no sentido de esbater os efeitos negativos da sazonalidade e exortou os produtores a criarem condições para terem as suas portas abertas aos visitantes.

Outro dos intervenientes foi Aníbal Neto, da Rota dos Vinhos, que tem desenvolvido, em colaboração com a Câmara de Silves, diversas iniciativas de promoção do vinhos e dos vitivinicultores do concelho. Uma das que mais sucesso parece ter é a oferta de uma prova de vinhos a quem comprar bilhetes para o Museu e Castelo de Silves.

No decorrer da sessão foi ainda apresentado o livro “Territórios Vinhateiros”, editado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Partilhar: