Governo aumenta IMI para prédio devolutos

O Governo publicou hoje, em Diário da República, o decreto-lei que fixa agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) relativamente a prédios devolutos em zonas de pressão urbanística.

As autarquias passam, por esta via, a elevar para o sêxtuplo esses valores, sendo, para além disso, a taxa, agravada, em cada ano subsequente, em mais 10 %.

O documento determina que parte das receitas obtidas por este agravamento seja utilizadaspelos municípios no financiamento das políticas municipais de habitação.

Este decreto-lei fixa, igualmente, as regras e circunstâncias que podem levar ao aumento. Assim, “é considerado devoluto o prédio urbano ou a fracção autónoma que durante um ano se encontre desocupada, sendo indícios de desocupação a inexistência de contratos em vigor com empresas de telecomunicações, de fornecimento de água, gás e electricidade e a inexistência de faturação relativa a consumos de água, gás, electricidade e telecomunicações.”

Ficam fora desta classificação os casos em que, mesmo que exista a desocupação durante um ano, o prédio ou fracção autónoma se destine a habitação por curtos períodos em praias, campo, termas, para arrendamento temporário ou para uso próprio; durante o período em que decorrem obras de reabilitação, desde que certificadas pelos municípios; após a conclusão de construção ou emissão de licença de utilização que ocorreram há menos de um ano ou tratar-se da residência em território nacional de emigrante português.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Governo reforça 29 hospitais do SNS com equipamentos médicos

Governo reforça 29 hospitais do SNS com equipamentos médicos

20231122_210448

Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal de Faro apresentada à cidade

Governo aprova subida do salário mínimo para 820 euros em 2024

Economia cresce 1,9% em termos homólogos e recua 0,2% em cadeia no 3.º trimestre

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728