Conjuntura e Emprego10

De um total de 2 300 objetivos contratualizados com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional da ACRAL já cumpriu 839.
Iniciado em Setembro do ano passado, as várias ações realizadas pelo GIP da ACRAL envolveram 567 jovens e adultos desempregados.
“A taxa de colocação de desempregados”, destaca o presidente da ACRAL, “é neste momento de 50%, ou seja, já pusemos no mercado de trabalho metade do total das pessoas com que nos comprometemos junto do IEFP”.
No âmbito das competências do GIP da ACRAL, acrescenta Álvaro Viegas, “foram realizadas 447 ações de informação sobre oportunidades de emprego e formação; visitamos 77 entidades, tendo em vista a colocação de desempregados, e apresentamos 55 candidatos a ofertas de emprego, uma vez mais, o equivalente a 50% do total contratualizado com o IEFP”.
Durante estes 7 meses de atividade, o GIP da ACRAL também encaminhou 229 desempregados para ações de formação ou medidas ativas de emprego; foi feita a receção e registo de 13 ofertas de emprego e mais de uma dezena de desempregados receberam apoio para se candidatarem online a um posto de trabalho.
Segundo o presidente da ACRAL, “ainda há muito a fazer”, mas o balanço destes primeiros 7 meses de atividade “não deixa de ser muito positivo”.
O GIP da ACRAL capta e divulga ofertas de emprego, promove medidas de apoio à contratação e identifica necessidades de formação.
Os Gabinetes de Inserção Profissional têm por objetivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com os Centros de Emprego do IEFP e diferentes entidades.
O GIP da ACRAL, entre outras ações, presta informação e acompanhamento à elaboração de candidaturas a medidas de apoio ao emprego, designadamente estágios profissionais, e encaminha desempregados para ofertas de emprego.
Os interessados podem contactar a GIP da ACRAL através do endereço eletrónico gip.acral@gmail.com ou do telemóvel 919 195 570.

Partilhar: