Empresários revelam os seus segredos

Ana Bem Ami e Vincent Jonckheere são os dois empresários convidados para a edição deste mês da Beta Talk, uma iniciativa que tem levado ao Teatro de Portimão uma série de empreendedores para partilharem as suas histórias e experiências. O encontro está agendado para o próximo dia 16 de Maio, Terça-feira, pelas 19 horas.

Ana Bem Ami nasceu em Angola, é filha de mãe algarvia e pai angolano e veio para Portugal em 1975 com 7 anos de idade, tendo adoptado Portimão como a sua terra natal. Há 16 anos conheceu Oded Bem Ami, emigrante israelita e juntos criaram, em 2009, a marca de roupa e acessórios Purple.

O conceito da marca surgiu das várias culturas existentes na Europa, trazendo para Portugal um estilo “Beach Wear” com origens árabes, africanas e até mesmo portuguesas, numa fusão de estilos e culturas. Espalhada por Espanha, Portugal, Alpes Suiços e pelas ilhas, tem como país de confecção da linha de praia e fitness o Brasil e das roupas a Índia.

A Purple está sedeada em Portimão onde Ana Bem Ami e o seu marido residem, assumindo esta a função de designer/ estilista da marca que tem na venda online e na revenda a sua grande aposta, depois de já ter tido algumas lojas físicas espalhadas pela Região. Atualmente nomes bem conhecidos como Merche Romero, Joana Duarte ou Patricia Candoso, Joana Alvarenga e Diana Monteiro vestem Purple.

Vincent Jonckheere tem nacionalidade belga, 35 anos de idade e deixou a sua profissão como gestor hoteleiro e professor de Economia na Bélgica para, em Portugal, se tornar artesão conserveiro.

Apaixonado pela cultura e pela história portuguesa, após uma visita ao Museu de Portimão, enquanto turista de férias no Algarve, decidiu apostar na recuperação da indústria conserveira da Bacia do Arade.

Após três anos de pesquisa, que envolveu várias visitas a diversos tipos de fábricas de conservas, de peixe e de legumes, a aposta passaria por uma produção radicalmente artesanal de conservas de peixe. Em Julho de 2015, em parceria com dois portugueses, nascia a Conserveira do Arade e a primeira produção sob a marca Saboreal.

Actualmente a única fábrica a laborar no Barlavento Algarvio, a Conserveira do Arade, distingue-se pela qualidade e inovação, aliada à tradição e à utilização de produtos frescos locais. Em Dezembro de 2016, recebeu o Trophée des Belges du bout du monde» (troféu dos belgas pelo mundo) na categoria de economia.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia através de https://tinyurl.com/betatalkportimao-maio2017 enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Artigo relacionado: Os segredos do sucesso de Janine Medeira

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Catorze distritos em aviso amarelo

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

REDES_Apoios pecuaria

Apoio extraordinário aos criadores das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos afetados pelos incêndios rurais

FATACIL 2022

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, inaugura a FATACIL 2022