Empresa recorre ao crowdfundig para financiar construção de residência universitária em Faro

Está a decorrer na plataforma de crowdfunding imobiliário Housers uma campanha de angariação de fundos para a transformação de um edifício com dois andares localizado no centro de Faro em residência universitária com capacidade para 59 estudantes.
Com o objetivo de angariar 550.000€, através de crowdfunding, o projeto consiste na concessão de um empréstimo a um promotor imobiliário para a compra do imóvel com uma área total de construção de 521 m2, o qual será, depois, convertido numa residência com 23 quartos individuais e partilhados, bem como instalações de uso comum, como salas de estudo, sala de estar, bilbioteca, piscina e ginásio.

Trata-se de um investimento de tipo “Taxa Fixa Arrendamento”, sendo que os investidores que entrarem neste projeto receberão todos os meses a taxa de juro acordada com o promotor desde o primeiro mês, seguido da respetiva amortização do empréstimo. A rentabilidade total esperada é de 25% em 60 meses, correspondente a uma taxa anual de 5%.

Segundo João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, “este projeto representa uma dupla estreia da Housers em Portugal: não só é a primeira vez que financiamos uma residência de estudantes como é a primeira vez que lançamos um projeto no Algarve. A finalidade deste empréstimo tem tido uma aceitação bastante positiva, sendo que em cerca de 48 horas depois do projeto ter sido lançado, já tinham sido angariados mais de 56 mil euros, correspondente a 10% do financiamento pretendido”.

Carlos Pinto, sócio da Dear Dynasty, sociedade responsável pelo projeto, explica que “percebemos que a oferta de alojamento universitário nesta zona não era a mais apropriada para os milhares de alunos que entram na universidade todos os anos, por isso decidimos proporcionar-lhes as condições necessárias para se estabelecerem na cidade de Faro. Apresentámos o projeto à banca, mas dado que o montante e as condições de financiamento não eram compatíveis com o desenvolvimento deste projeto, recorremos ao crowdfunding como forma rápida e fácil de obter o financiamento que precisamos”.

A Housers é uma plataforma de crowdfunding imobiliário que oferece a possibilidade a qualquer pessoa de investir em projetos imobiliários a partir de 50€. Em comunicado, a empresa refere que em Portugal desde outubro de 2017, já angariou cerca de 4 milhões de euros provenientes de mais de 9000 utilizadores portugueses. Globalmente, já ultrapassou também os 82 milhões de euros de investimento acumulado e no total os promotores já devolveram aos investidores um valor acumulado de 26 milhões de euros de capital e benefícios.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728