Economia do Mar em debate

A Associação de Municípios Terras do Infante, realiza no próximo dia 23 de março, em parceria com a Universidade do Algarve, no Centro Cultural de Lagos, o seu primeiro Congresso, subordinado ao tema MAR.

No primeiro painel, a Economia do Mar, serão passados em revista 100 anos da indústria conserveira de Lagos, a congelação de produtos de pesca e aquacultura, o impacto económico e turístico da náutica de recreio, a economia do surf e o mar enquanto fator diferenciador no turismo da região.

Num segundo painel serão apresentadas comunicações ligadas à conservação da biodiversidade marinha na costa vicentina, mar de “plástico” e poluição, água e oceanos.

As comunicações ficarão a cargo de Francisco Castelo, da Câmara de Lagos; Nuno Battaglia, CEO do Grupo Battaglia Capital SA; Fernando Perna; Paulo Carrasco; Maria João Bebianno e Jorge Gonçalves da Universidade do Algarve; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e Carla Graça, vice-presidente da ZERO- Associação -Sistema Terrestre Sustentável.

No intervalo da manhã será inaugurada a Exposição Mar Profundo Português, que estará patente ao público até 29 de março.

Este primeiro Congresso homenageará ainda a memória e o trabalho do Professor Mário Ruivo e será encerrado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

As inscrições para o Congresso são obrigatórias e devem ser feitas através do seguinte e- mail – geral@terrasdoinfante.pt.

O programa é o seguinte:

09.00H Receção dos Participantes – Credenciação 09.30H Abertura Joaquina Matos – Presidente do CD da AM Terras do Infante Paulo Águas – Reitor da Universidade do Algarve

1º PAINEL – A ECONOMIA DO MAR

10.00H Economia Local – Cem Anos de Indústria Conserveira em Lagos – Francisco Castelo – CM Lagos 10.20H Economia Local – Congelagos – Congelação de Produtos de Pesca e da Aquicultura

Nuno Battaglia – CEO Grupo Battaglia Capital SA 10.40H O Impacto Económico e Turístico da Náutica de Recreio – Fernando Perna – Universidade do Algarve 11.00H Coffee break – Inauguração da Exposição “Mar Profundo Português” 11.30H A Economia do Surf – Paulo Carrasco – Universidade do Algarve 12.00H O Mar e o Turismo do Algarve – João Fernandes – Presidente da Região de Turismo do Algarve 12.30H Debate – Moderadora: Elisabete Rodrigues – Sul Informação 13.00H Almoço

2º PAINEL – MAR | AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E INVESTIGAÇÃO

15.30H Conservação da Biodiversidade Marinha na Costa Vicentina – Jorge Gonçalves CCMAR Universidade do Algarve 16.00H Mar de Plástico Poluição – Maria João Bebianno – Universidade do Algarve 16.30H Água e Oceanos – Carla Graça – Vice-Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável 17.00H Debate – Moderadora: Elisabete Rodrigues – Sul Informação 17.30H Homenagem ao Professor Mário Ruivo 18.00H Encerramento – Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Seis distritos sob aviso amarelo

Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Faro-3.o-Orcamento-Participativo

Município de Faro lança 3.º Orçamento Participativo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada