Economia cresce 2,8% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional  aumentou 2,8% em volume no 2º trimestre do ano, de acordo com a Estimativa Rápida do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), hoje divulgada. Trata-se de um aumento exactamente igual ao registado no 1º trimestre.

No documento agora divulgado refere-se que “a procura externa líquida registou um contributo ligeiramente negativo para a variação homóloga do PIB, reflectindo uma mais acentuada desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços do que das Importações de Bens e Serviços.”

Por seu lado, “a procura interna manteve um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do Investimento.”

Em reacção a esta divulgação, o Governo, através do ministro das Finanças, Mário Centeno, veio destacar o facto do crescimento obtido ao longo deste semestre representar “o nível máximo da última década”. O governante referiu, também, que o crescimento “continua a estar associado a uma aceleração do investimento, o que confere um sinal positivo sobre a sustentabilidade e o equilíbrio do actual padrão de crescimento da economia portuguesa”.

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Catorze distritos em aviso amarelo

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

REDES_Apoios pecuaria

Apoio extraordinário aos criadores das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos afetados pelos incêndios rurais

FATACIL 2022

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, inaugura a FATACIL 2022