Crescimento do comércio internacional vai continuar a perder força

De acordo com a última previsão para três meses do Barómetro do Comércio Global da DHL, o crescimento do comércio vai continuar a perder força. O índice de crescimento geral diminuiu 4 pontos em comparação com a última atualização, em dezembro.

Contudo, pode ler-se no documento, “com uma pontuação de 56 pontos em março, o índice ainda indica um ligeiro crescimento, embora se aproxime cada vez mais do limiar dos 50 pontos, o que marca a linha entre o crescimento positivo e negativo”. Nenhum dos países analisados mantém um índice geral de 60 pontos ou mais, com uma perspetiva de desaceleração para quase todos os países. Os únicos que atualmente resistem à tendência de queda são a Alemanha e o Reino Unido.

Com efeito, apesar do conturbado processo do Brexit, as perspetivas para o crescimento do comércio britânico permanecem positivas a um nível de 54 pontos (+2). No entanto, “prevê-se que esse desenvolvimento seja impulsionado pelo reabastecimento de bens no período que antecede o Brexit”.

Também o índice de comércio da Alemanha melhorou em 2 pontos, para 53 pontos e “baseia-se principalmente na previsão das exportações alemãs de carga aérea, que aumentaram 9 pontos”.

Apesar das tensões comerciais entre os EUA e a China, as perspetivas para o comércio chinês diminuíram apenas em -1, para 56 pontos, indicando “um pequeno crescimento do comércio, sem recessão”. Os EUA, no entanto, apresentam um declínio de -5, para 55 pontos, ficando em pé de igualdade com a China em termos de crescimento comercial previsto para os próximos três meses.

A perspetiva média global mais fraca é impulsionada por taxas de crescimento reduzidas no comércio aéreo e marítimo. O valor do índice global para o comércio aéreo diminuiu 4 pontos, para 55 pontos. A taxa de crescimento do comércio marítimo global diminuiu de 5 pontos, para 56 pontos.

A desaceleração geral do crescimento esperado do comércio também se reflete nas pontuações específicas do país: apenas os índices comerciais gerais da Alemanha e do Reino Unido melhoraram ligeiramente, em 2 pontos. As pontuações dos restantes cinco países analisados diminuíram.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728