Na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, a CCDR Algarve, I.P. assinala o Dia Ibérico na FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa), com uma “Conversa à Volta de Projetos Transfronteiriços”. A iniciativa terá lugar no recinto da Fatacil, na zona do Espaço Agropecuário, pelas 17h00.
Representando a cooperação transfronteiriça um dos eixos de desenvolvimento da região Algarve-Alentejo-Andaluzia e integrando a estratégia europeia de coesão entre as regiões, este momento irá debruçar-se sobre este estreitamento de laços entre os países vizinhos e de que forma se pode impulsionar a realização de projetos que permita o acesso aos financiamentos comunitários, trazendo o desejado progresso social e económico às zonas de fronteira.
Da ação fará parte a apresentação do projeto RAIA, que procura criar uma rede, na região do Alentejo-Algarve-Andaluzia, que proporcione às administrações públicas, ao tecido associativo, às empresas e aos cidadãos em geral, as ferramentas necessárias para promover a inovação agrícola nas zonas rurais, transformando a zona transfronteiriça de La Raya num território com novas oportunidades de negócio e capaz de abraçar os novos desafios e oportunidades que surjam.
A este momento segue-se a Apresentação e Prova de Vinhos de Andaluzia (Huelva), pela VIMAR – Feira do Vinho e do Mar, um evento especializado que combina vinho e marisco na Andaluzia e que acontece no final de novembro de 2024.
No mesmo dia, no espaço “Amar a Terra”, stand da CCDR Algarve, I.P., poderá conhecer os produtos inovadores da República Clandestina, que se dedica à produção artesanal de compotas picantes, uma linha única de produtos que mistura a doçura delicada das frutas com o toque ardente das pimentas.
Fonte: CCDR Algarve