Portimão vai acolher, no dia 7 de Outubro, o XIX Capítulo e XIII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve com a colocação de insígnias aos novos Confrades e a Gala dos Prémios da Ordem de Sta. Maria de Ossónoba.

A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara, juntará na cidade de Portimão cerca de 300 pessoas de 40 confrarias provenientes de todo o pais, de Espanha e Itália.

O XIII Grande Capítulo é o maior evento anual da Confraria dos Gastrónomos do Algarve. Num primeiro momento, às 10h00, será efectuada a recepção de boas vindas pelo Executivo da Câmara Municipal de Portimão e pelo Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves.

Às 11h15 terá início, a partir do edifício dos Paços do Concelho até à Igreja do Colégio, o desfile das Confrarias, pelas ruas de Portimão, acompanhado pela Sociedade Filarmónica Portimonense e às 11h30 terá lugar a Bênção das Insígnias pelo Padre Frederico Lemos e a Cerimónia de Entronização de novos Confrades de Honra, Mérito e Efectivos.

No mesmo dia, a partir das 20h00, realiza-se a V Gala dos Prémios da Ordem de Sta. Maria de Ossónoba, que condecora e premeia os melhores da gastronomia Algarvia e Nacional. Esta é uma iniciativa bienal que distingue treze categorias, entre as quais: “Cozinha Tradicional do Algarve”, “Chefe de Cozinha da Região do Algarve”, “Vinho do Algarve”, “Restaurante Algarvio”, “Personalidade Enogastronómica”, “Prémio Carreira”.

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve é membro do CEUCO – Conselho Europeu das Confrarias, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e ainda da Associação de Confrarias da Rota de Cister.

 

Partilhar: