A Frusoal, organização de produtores líder na produção de citrinos em Portugal, lançou hoje em Berlim as suas marcas próprias para os Citrinos do Algarve. A Gomo é a marca destinada aos citrinos de categoria superior Premium, enquanto a Biogomo irá comercializar laranjas produzidas em modo biológico.
Com o foco na internacionalização, as duas insígnias foram apresentadas no primeiro dia da Fruit Logistica, a maior feira mundial de frutas e legumes que está a decorrer até sexta-feira na capital alemã e que atrai 78 mil visitantes de 130 países. O lançamento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
Atualmente, perto de 25% das vendas da Frusoal, que iniciou a sua atividade em 1990 e conta com perto de uma centena de produtores associados, já são feitas no estrangeiro. Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Polónia são os mercados prioritários da organização, que está também a desbravar novas geografias como Noruega e Suécia.
O lançamento das duas marcas tem como objetivo reforçar as exportações da Frusoal e valorizar o sabor dos Citrinos do Algarve, nomeadamente as laranjas de calibres superiores, assim como as de produção biológica – incluindo aquelas com classificação IGP – Indicação Geográfica Protegida.