Campanha para baixar o número de acidentes de trabalho em 30%

O auditório do Museu de Portimão foi palco da apresentação da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Trata-se de uma iniciativa que, explicou o seu coordenador nacional, Carlos Montemor, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), tem como objectivo “reduzir o número e a taxa de incidência dos acidentes de trabalho em 30% até 2020”. 

Com esse objectivo estão a ser desenvolvidas acções, um pouco por todo o país, que visam, de alguma forma, mudar a maneira como empregadores e trabalhadores abordam a questão da segurança, uma vez que estudos realizadas indicam que “um dos problemas com que nos confrontamos, a este nível, é cultural”.

O fenómeno dos acidentes de trabalho está, em boa medida, associado à construção civil, mas trata-se de um fenómeno que abrange quase todas as áreas de actividade.

O simples facto de se levantar um volume ou objecto pesado da forma errada está na origem de muitos acidentes de trabalho. Os acidentes na estrada e com máquinas, em armazéns, são também muito comuns.

Os últimos dados oficiais ‘fechados’ são de 2014, ano em que as entidades oficiais contabilizaram 195 mil acidentes de trabalho no país, de que resultaram 160 vítimas mortais.

No que ao Barlavento Algarvio, nesse ano registaram-se 2.256 acidentes de trabalho, tendo, o maior número ocorrido em Portimão, com 881, seguindo-se, nas posições seguintes, os concelhos de Lagoa (538) e Lagos (462). Em Silves houve 155; em Vila do Bispo 102; em Aljezur 73 e em Monchique 45. Por áreas de actividade surgem na frente os sectores do Alojamento (380 casos), Comércio por retalho (221) e Restauração e Similares (195).

Artigo relacionado: É preciso investir na segurança no trabalho

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Seis distritos sob aviso amarelo

Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Faro-3.o-Orcamento-Participativo

Município de Faro lança 3.º Orçamento Participativo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada