Câmara de Vila do Bispo investe na habitação


No próximo ano, a Câmara de Vila do Bispo vai contar com um Orçamento de 14,8 milhões de euros.
Um dos projetos que vai exigir maior esforço financeiro à autarquia é a empreitada do Museu de Vila do Bispo “O Celeiro da História” (antigos Celeiros da EPAC). Para esta obra o plano reserva um milhão de euros, para pagamento dos autos referentes à conclusão dos trabalhos da empreitada. O plano prevê também 150 mil euros para 2019 e  350 mil euros para 2020 para dotar este novo espaço com equipamento necessário ao seu funcionamento.
Outra das áreas prioritárias, em termos de investimento, é a da habitação. O respetivo plano contempla uma verba de 100 mil euros para o desenvolvimento do projeto técnico para a construção de 20 apartamentos em Vila do Bispo.
Na freguesia de Budens também vão ser construídas novas habitações, num terreno adquirido pela autarquia. Em 2019 também está previsto que avancem os projetos do loteamento, de arquitetura, das especialidades e de execução, destinando-se 150 mil euros para esse efeito.
Nas freguesias de Barão de São Miguel e de Sagres a aposta é a dinamização dos loteamentos municipais existentes com a sua reformulação, no caso de Barão de São Miguel, e a conclusão das infraestruturas no loteamento de Sagres.
A estas verbas juntam-se mais 300 mil euros destinados à aquisição de terrenos para construção de habitação social no concelho.
O documento prevê a ampliação do cemitério de Vila do Bispo, com um investimento de 100 mil euros, a construção do novo cemitério em Sagres (que deverá custar 400 mil euros) e, ainda, a implantação de um sistema de consumpção aeróbia no cemitério em Budens, para o que foi destinada uma verba de 300 mil euros. Estas duas últimas obras deverão estender-se até 2020.
A construção da Ecovia e Ciclovia de Vila do Bispo também consta do plano, com uma dotação de 250 mil euros para 2019 e de 1,25 milhões, para 2020, estando o financiamento da mesma garantido através do FEDER e do Turismo de Portugal. Segundo comunicado da autarquia, esta intervenção terá lugar logo que os projetos técnicos estejam concluídos e em condições de ser lançada a empreitada, no final do ano 2019, início do ano 2020.
Uma das reivindicações da população de Sagres é a de se proceder a melhorias na entrada da Estrada Nacional (EN) 268. Para ajudar a resolver o problema, a Câmara liderada por Adelino Soares disponibilizou 150 mil euros, repartidos por 2019 e 2020, para a elaboração do respetivo projeto técnico, para que posteriormente seja lançada a empreitada. No entanto, a autarquia ressalva que “esta intervenção está condicionada a um acordo com as Infraestruturas de Portugal, IP.”
A requalificação da Praça da República, em Sagres, também está prevista no plano, com 200 mil euros, projeto este com financiamento comunitário assegurado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) do Programa Operacional Regional do ALGARVE 2020.
Para o novo mercado municipal de Sagres está prevista uma verba de 75 mil euros em 2019, valor que será reforçado aquando da aprovação da respetiva candidatura. A estimativa global desta intervenção é de 1.529.293 euros repartidos entre 2019 e 2020. Prevê-se, ainda, a execução de trabalhos de requalificação no atual equipamento municipal.
Na sede do concelho, um dos destaques maiores é a pavimentação da Rua do Barrudo, cuja empreitada teve início já este mês, ficando reservado o valor de 300 mil euros para pagamento dos trabalhos previstos a executar em 2019.
Em 2019, a Câmara Municipal pretende dotar os edifícios municipais de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como realizar trabalhos de conservação e ampliação dos mesmos. Para a Proteção Civil destaca-se a habitual transferência mensal para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, para o apoio ao funcionamento da instituição, com o valor global de 320 mil euros.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Sinaletica Parque industrial

Áreas empresariais de Lagos recebem investimento de 5 milhões de euros

O-baile-que-animou-a-Feira-do-Campo

Feira do Campo anima as Furnazinhas, agrega as gentes da serra e atrai muitos visitantes

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728