
A 4º edição da Algarve Tech Hub Summit, que decorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Vila Galé, em Lagos, bateu recordes. O evento contou com a presença de mais de 500 participantes.
«Temos um número recorde de participantes», avançou Joaquim Nascimento (presidente da Algarve Evolution) «há pessoas que vinham para o Web Summit, mas, entretanto, aproveitaram e vieram de propósito também aqui ao nosso evento, o que nos deixa muito orgulhosos por colocar o Algarve no mapa tecnológico europeu».
Ciência, saúde, educação, desporto, turismo, agroalimentar, economia azul, energia, digital, arte e cultura foram os temas em destaque nos dois dias do evento. A iniciativa pretende «ser uma plataforma para explorar as últimas tendências da inovação em cada um destes campos», explicou Efigénio Rebelo (presidente da direção da Algarve STP).
Cerca de 60 painéis e uma centena de oradores, transformaram o Hotel Vila Galé Lagos num autêntico ecossistema de transferência de conhecimento, tecnologia e inovação. Como resultado, esta edição superou todas as expectativas.
Joaquim Nascimento, da Algarve Evolution, considerou ainda que a «qualidade e o reconhecimento» são marcas incontornáveis da iniciativa. E que o evento reuniu «speakers nacionais e internacionais que elevam a qualidade do evento».
Paddy Coosgrave, Rahul Saxena, Tim Vieira, Linda Pereira, Tim Sitdikov, João Moreira Pires ou Frederico Gil, foram alguns dos nomes que marcaram presença nesta edição.
Algarve afirma-se como polo de conhecimento e futuro
A Algarve Tech Hub Summit é uma organização conjunta da Algarve Tech Hub, Algarve STP – Systems and Technology Partnerships, Algarve Evolution e Universidade do Algarve (UAlg). O evento posiciona a região enquanto polo de conhecimento e inovação.
«Este evento posiciona o Algarve como um polo de conhecimento e futuro, promovendo o diálogo entre academia, empresas e sociedade, e estimulando a criação de sinergias que potenciam a transferência de conhecimento e tecnologia», enalteceu Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve.
A Algarve Tech Hub Summit «representa uma oportunidade ímpar para reforçar a ligação entre a Universidade do Algarve e o ecossistema regional, nacional e internacional de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável», acrescentou.
Lagos foi a cidade anfitriã da 4ª edição da Algarve Tech Hub Summit, que decorreu no Hotel Vila Galé. Para Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, a realização do evento no município «foi um sucesso e um motivo de orgulho».
«Tratou-se de um evento de extrema importância na consolidação e visibilidade da nossa aposta no empreendedorismo», sublinhou.

Lagos destaca-se como cidade anfitriã e aposta no empreendedorismo
Hugo Pereira acrescentou ainda que «a realização deste grande evento veio de forma muito significativa e positiva associar o município ao tema, mostrando a todos os players envolvidos neste “grande mercado”, o trabalho e a dinâmica de Lagos na matéria».
A Algarve Tech Hub Summit 2025 é um evento cooperativo do ecossistema de inovação do Algarve que promove tecnologia, negócio e talento. Posiciona a região como polo de inovação de referência, mas também local de encontro, de inspiração e motivação «para continuarmos a transformar o Algarve num destino mais inteligente, mais sustentável, mais inovador», referiu Jessica Costa (diretora executiva da AlgarveSTP).
«Um verdadeiro destino de futuro na área da tecnologia, empreendedorismo e inovação. No fundo, fazer do Algarve um destino para todos», rematou.
A Algarve Tech Hub Summit estará de regresso em 2026, com datas e local a anunciar. No entanto, Hugo Pereira deixou a certeza de que «Lagos está disponível para acolher a realização deste evento já na sua próxima edição e também em futuras, assim seja essa a decisão dos responsáveis pela sua organização».




Organizadores: Algarve Tech Hub, Algarve STP — Systems and Technology Partnerships, Algarve Evolution, Universidade do Algarve (UAlg).
Entidade anfitriã: Município de Lagos.
Parceiros institucionais: AMAL — Comunidade Intermunicipal do Algarve, ANJE — Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA — Associação Empresarial da Região do Algarve.
Cofinanciamento: Algarve Empreende 2026, Algarve 2030, Portugal 2030, União Europeia.
Mais informações: https://algarvesummit.com/
Página em Branco



