ACRAL considera novo retail de Alcantarilha “um erro” e “letra-morta” para o turismo do Algarve

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve considera a criação de mais uma média superfície comercial no Algarve, designadamente o anunciado Conjunto Comercial Quintas do Rogel, em Alcantarilha, “um erro económico” e “letra-morta para o turismo da região”.

“Mais um centro comercial não valoriza nem acrescenta nada à oferta turística existente – é, aliás contraproducente”, considera o presidente da ACRAL, recordando o impacto das grandes superfícies nos centros urbanos: “desertificação, degradação urbanística, perda de dinâmica social e cultural e a desvalorização da própria cidade enquanto polo de atração turística e de investimento”.

Segundo Álvaro Viegas, o Algarve precisa, justamente, do contrário: “temos é de reabilitar e animar os centros das nossas cidades, porque essa é a forma de mostrarmos o nosso património, a nossa cultura e modo de viver – a experiência que o turista realmente espera e deseja”.

Do ponto de vista económico, sustenta o dirigente associativo, esta decisão de investimento também não é prudente, uma vez que “ignora as condições do mercado”.

Para o presidente da ACRAL, o modelo de negócio dos centros comerciais “está esgotado – é um mercado maduro e saturado, não há lugar para mais”, conclui.

De acordo com a imprensa, novo retail em Alcantarilha prevê 36 lojas, com uma área total de cerca de 16 mil m2.

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