A diferenciação no mercado



Num mercado altamente competitivo é importante alcançar a diferenciação dos produtos e serviços que se disponibilizam aos clientes.
Como projectar essa diferenciação no mercado onde opera?
Ao olhar para os seus produtos ou serviços, o que vê de diferente face aos seus concorrentes? Quais as características que os tornam únicos?
Num mundo global como o de hoje existem milhares de marcas que tentam abarcar um espaço para si. A forma como o fazem vai compor o sucesso da sua existência.
Acima de tudo é importante acrescentar valor ao que já existe! Não copiar, mas sim valorizar a unicidade e singularidade das características que oferece aos seus clientes.

Vamos fazer um exercício simples, onde pode enumerar as características únicas da sua marca! Pode também perguntar aos seus consumidores o que os leva a escolherem-no a si em vez da sua concorrência!
A lista final de palavras ou adjectivos encontrados revelam a sua PUV – Proposta Única de Venda.
Se verificar que existe alguma dificuldade em descobrir a sua singularidade deve reflectir em conjunto com a sua equipa sobre a maneira de desenvolverem mais eficazmente a diferenciação da vossa marca.
Alguns aspectos que podem debruçar-se para o desenvolvimento da PUV são: a qualidade, o serviço, a rapidez da entrega, a conveniência, o design, a comunicação e a experiência.
Deste modo, e respondendo a estes pontos, fica mais claro como direccionar a comunicação para o vosso nicho! A fatia de mercado que a vossa marca ocupa pode ser aumentada se o público percepcionar as vantagens que tem em adquirir os vossos produtos ou serviços.
Quando um conjunto de benefícios é visível, a venda é concretizada mais facilmente! Todo o Empresário procura atingir esta etapa!  
Qual é a identidade da sua marca? Ela fala por si?
Uma marca pode ter uma personalidade como uma pessoa! Pode ser carismática, ousada ou afável como um ser humano!
Isso faz com que o consumidor nutra determinados sentimentos e realize comparações de preferência positivas sobre o que oferece ao mercado. A venda é mais emocional do que racional!

Sobre estas temáticas, a ActionCOACH Algarve vai dar um Workshop, dia 11 na Ualg, mais concretamente na ESEC, no Campus da Penha, em parceria com a ACRAL.
Convidamos os Empresários Algarvios a participarem no Workshop “Como diferenciar a sua empresa no mercado?” . Podem conhecer o programa e efectuar as inscrições em: https://diferenciarempresa.eventbrite.pt  É gratuito para empresas, mas com inscrição obrigatória.
As vossas opiniões a este artigo, são igualmente bem vindas! Podem endereçar as vossas sugestões para o email:  heldergoncalves@actioncoach.com

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728