Programa «365 Algarve» de volta

Já está a decorrer a 2ª edição do «365 Algarve», um programa que tem como objectivo disponibilizar uma variada oferta cultural a residentes e turistas que visitem o Algarve fora do período de época ‘alta’ turística.

Nesta fase inicial, estará em destaque Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, que ‘nasceu’ a 15 de Outubro em Tavira. Para comemorar a efeméride, estão já a ser desenvolvidas várias iniciativas, incluindo a exposição de pintura Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão, patente de 1 de Outubro a 30 de Novembro; a exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos (de 3 de Outubro a 30 de Novembro); uma exposição fotográfica na Associação de Fotógrafos; uma mostra de pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes e uma exposição Documental, no Clube de Tavira.

Com o objectivo de levar o mundo de Álvaro de Campos a mais pessoas, será possível ver uma Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; sessões de Poesia Online no site do Jornal Postal do Algarve; e de Poesia e Música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de outubro). A Arte Associação irá promover uma emissão na rádio Gilão 94.8 FM emitida até 15 de Outubro.

As comemorações ficam ainda marcadas por outro tipo de experiências, como as Noites de Vinhos e Poesia no Restaurante Álvaro de Campos (nos dias 7, 14, 21 e 28 de Outubro); e A Voz da Sereia – Café Filosófico com Maria João Neves, na Casa Álvaro de Campos (no dia 27). A homenagem faz-se ainda através de espectáculos musicais: Música Coral Tradicional Portuguesa «Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa» no dia 8 de Outubro, na Igreja da Misericórdia; o Recital de Piano e Poesia na Igreja da Misericórdia (15 de Outubro); o Concerto de Jazz com Tammy Weis, Carlos Barretto e António Pinto, no Clube de Tavira (20, 21 e 22 de Outubro); e Performance de música e poesia no Mercado da Ribeira (27 e 28 de Outubro).

Haverá, também, encontros e conferências, este ano organizadas pela Prof.ª Teresa Rita Lopes, na Casa de Álvaro de Campos, nos dias 14 e 15 de Outubro. Poderá ainda assistir a uma sessão de cinema que inclui a estreia do documentário «Quem é Álvaro de Campos» (no dia 15 de Outubro).

No quadro da programação do «365 Algarve», a Festa dos Sentidos propõe vários espectáculos e workshops para toda a família, a levar a cabo em Lagos. Na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas é possível assistir ao espectáculo Voz do Mundo do Grupo Coral de Canto Étnico; à exposição de ilustração «Histórias sem Letras»; ao workshop de escrita com cheiro (14 de Outubro); e à oficina para pais e filhos Dança dos Afetos (21 de Outubro). No dia 7 de Outubro é possível visitar o Atelier de Ilustração com Yara Kono e participar no workshop de material Cenográfico (9, 16, 23 e 30 de Outubro).

Integrada no programa está, igualmente, 8.ª edição do Festival Verão Azul, pela qual passarão artistas da dança e teatro contemporâneo português, como Vera Mantero, Francisco Camacho e Tiago Rodrigues. Organizado pela CasaBranca, o Festival integra espectáculos de artes performativas, concertos, cinema, vídeo e um espaço dedicado ao público infanto-juvenil, que decorrem nas cidades de Faro e Lagos.

A inauguração da exposição «De uma natureza híbrida» de Sara Feio na Galeria Lar, em Lagos (20 de Outubro a 11 de Novembro) e a exibição de um Documentário de Markus Toth e Mário Hötsch (21) constam do programa, tal como o projecto «Plethora Open Call», que será apresentado no Teatro de Figuras de Faro, de 20 a 27 de Outubro.

Ao longo do mês, haverá lugar para várias iniciativas artísticas, como o  remake da dança «O Rei no Exílio» (20 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos), o workshop de improvisação Musical com Eduard Pou e Pau Rodrigues, no Clube Turístico Lacobrigense (17 a 19 de Outubro), a peça de teatro «António e Cleópatra» de Tiago Rodrigues no Teatro das Figuras, em Faro (27 de Outubro), e a performance musical de Vasco Célio, Carlos Barreto e Mário Delgado «My Paradise Is Better Than Yours», entre muitos outros eventos culturais.

Outro dos momentos fortes deste início de 2.ª temporada do «365 Algarve» é o Ciclo de Arte Contemporâneaque decorrerá em Faro, Portimão e São Brás de Alportel, e que começa com a Exposição de Pintura de Ana André, no Museu Municipal de Faro, de 14 de Outubro a 3 de Dezembro.

Os espectáculos de Animação de Património não podiam faltar na programação: destaque para «Momentos Fantásticos com Património – Sítios com História» a 28 de Outubro e «Faro Desvendado», no dia 31 de Outubro.

A programação completa já pode ser consultada no site do «365 Algarve» (www.365algarve.pt) e na área de downloads do portal promocional do Algarve (www.visitalgarve.pt).

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Encontro-Regional-do-Algarve-do-Desporto-Escolar-Sobre-Rodas-passa-por-Castro-Marim

Encontro Regional do Algarve do Desporto Escolar Sobre Rodas passa por Castro Marim

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728