Palacio de Estoi

Estoi é uma das próximas terras algarvias que vai tentar ganhar o título de uma das 7 Aldeias-Maravilha de Portugal.

Esse objectivo vai decidir-se no próximo dia 13 de Agosto, no decorrer de uma gala que vai ser transmitida pela RTP a partir de Monsanto.

Estoi concorre na categoria Monumento e vai ter como concorrentes: Almeida, Évora Monte (Estremoz), Idanha-a-Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha.

O padrinho desta candidatura é Luís Vicente, actor, encenador e director da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. No decorrer da gala, também a dar argumentos para que os portugueses votem em Estoi vão estar o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, e uma claque chefiada por José de Paula Brito. 

As duas aldeias que tiverem mais votos ganham o ‘passaporte’ que lhes permitirá ir a grande final, a ter lugar no dia 3 de Setembro, em Piódão.

A Aldeia de Estoi, situada na União de Freguesias de Conceição e Estoi, caracteriza-se pelo seu património do qual se destacam monumentos como as Ruínas Romanas de Milreu; a Igreja Matriz de Estoi; o Palácio de Estoi, com os seus jardins, fontes e estatuária; ou a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, templo seiscentista onde se podem encontrar azulejos de padrão do século XVII e uma imagem da Nossa Senhora datada do século XVIII.

Para já, o Algarve conta com uma aldeia representante na final, eleita na gala dedicada às Aldeias Rurais. Trata-se de Paderne (concelho de Albufeira), que esta Terça-feira, 1 de Julho, vai apresentar a campanha levará a cabo para que, no final do concurso, seja considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Partilhar: