Algarve ‘ataca’ turistas com grande poder de compra


A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai levar a cabo ações de promoção externa com o objetivo de intensificar o esforço de captação de um segmento médio/alto, com poder de compra, apreciador de um turismo mais sustentável e menos sensível ao fator preço.

Em comunicado daquela entidade, o presidente do organismo, João Fernandes, justifica esta estratégia pela necessidade que o Algarve tem de “continuar a crescer em valor, em vez de sermos conduzidos para uma competição pelo preço, nomeadamente, com destinos como a Tunísia, o Egito ou a Turquia”.

O também presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), refere, ainda, que “dado o posicionamento que temos vindo a construir em torno da qualidade, da riqueza e do caráter diferenciador da nossa oferta, e tendo em conta o reconhecimento internacional crescente que temos vindo a granjear, a nossa estratégia consiste em tornar a experiência de quem nos visita cada vez mais rica, mais autêntica e mais emocional. E estamos a fazê-lo, com sucesso, através de uma maior integração e interação dos nossos turistas com a vida local”, refere.

João Fernandes considera que “2019 será ainda um ano para precaver e minimizar os impactos de situações que têm vindo a interferir no turismo da região como a reemergência de destinos concorrentes ou o Brexit”. As principais consequências destes fenómenos deverão “refletir-se verdadeiramente em 2020, pelo que durante este ano estaremos focados em encontrar soluções e alternativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do turismo do Algarve”.

A estratégia de promoção que a ATA tem vindo a seguir, assente na diversificação e na conjugação de mercados tradicionais, com novos mercados e mercados de aposta terá a sua continuidade assegurada. “No que diz respeito aos mercados tradicionais, iremos obviamente capitalizar a fidelização dos turistas do Reino Unido ao Algarve, potenciando o seu vínculo emocional à região e o passa-palavra daqueles que nos visitam. A nossa atuação visa transformar visitantes pontuais ou regulares em verdadeiros embaixadores do destino”, avança o presidente da ATA.

Outro elmento essencial desta estratégia é “o reforço das ligações aéreas e ações promocionais em países como a França e Itália, que nos últimos anos têm registado um aumento contínuo e significativo de turistas e de residentes na região, revelando um potencial de crescimento muito interessante”.

Por outro lado, “teremos uma clara aposta em mercados que possam contribuir para o desenvolvimento sustentado da região, na medida em que visitam o Algarve fora da época alta: é o caso de países como a Suécia e a Dinamarca que, fruto da dinamização do produto Golfe e da recente criação de novas ligações diretas a Faro, são mercados muito apetecíveis para a promoção de visitas à região durante o inverno. A estes países juntam-se ainda o Brasil, EUA e Canadá, cuja curiosidade em torno do Algarve está a aumentar consideravelmente, nomeadamente face a produtos como a gastronomia, a cultura e o turismo de natureza”, diz João Fernandes.

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