Duas jornalistas pertencentes à Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos (FIJEV) estiveram, ao longo de três dias na região e visitaram vários produtores, numa ação promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).

Uma das convidadas foi Lisete Osório, que escreve para publicações em Espanha e também é ela própria produtora de vinho a partir de uma propriedade familiar no Douro, tendo por isso a experiência prática da produção aliada à degustação. A outra jornalista que passou pela região foi Marie Roginska, que é formada em enologia.

O programa de visitas decorreu de 3 a 5 de outubro, tendo tido o acompanhamento técnico da CVA, que as encaminhou para os produtores que aderiram ao projeto e receberam nas suas instalações as visitantes e deram a conhecer para além dos seus vinhos os projetos e a sua história e as motivações para a produção dos néctares algarvios que estiveram à prova nestes dias.

No feriado de 5 de outubro as jornalistas terminaram a visita após o almoço e dirigiram-se à VINIPAX em Beja, certame que vai na 12a edição e que sob o lema Vinhos e Sensações do Sul, constituiu uma das mais importantes mostras vínicas a sul do país e na qual também os Vinhos do Algarve marcaram presença.

A CVA irá também promover os néctares da região mais a sul do país no Mercado de Vinhos, evento de vinhos do Campo Pequeno, em Lisboa, que decorre de 19 a 21 de outubro.

Partilhar: