A Região Vitivinícola do Algarve marcou presença na London Wine Fair, o evento de vinhos mais importante do Reino Unido, que decorreu entre os dias 21 e 23 de Maio. Esta participação foi pioneira para a região, porque se tratou da primeira vez que a fez fora do país com um stand próprio.

A presença dos Vinhos do Algarve neste certame exclusivo para profissionais do sector foi organizada pela CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, que contou com a participação de 17 produtores que enviaram algumas das suas referências de vinhos, tendo inclusive muitos deles estado no stand da região a promover de forma directa e pessoal a sua produção.

O presidente da CVA, Carlos Gracias, justificou a presença por “o Reino Unido ser o 3º mercado europeu mais relevante para Portugal, e no caso do Algarve há uma importância acrescida na promoção pois trata-se de um país com forte presença turística na região”.

Para além da mostra de vinhos diversificada da região, o stand algarvio teve a presença regular do enófilo Gilmar Brito, cuja certificação WSET nível 3, permitiu acompanhar o exigente nível do evento e dos visitantes que procuravam informações no stand do Algarve.

Gilmar Brito referiu que os vinhos algarvios “tiveram uma boa prestação, mas que, sendo uma feira muito especializada os provadores vinham à procura de vinhos muito particulares, exclusivos ou com características singulares”.

Neste campo, refere que os vinhos monocasta com Negra Mole, a casta autóctone do Algarve e única em Portugal, “foram aqueles que captaram as maiores atenções e elogios”.

Partilhar: