A Câmara de Lagoa continua a desenvolver iniciativas de promoção do vinho do concelho. Aquela autarquia resolveu, agora, avançar com o Lagoa Wine Sessions, que tem como objetivo levar os bons néctares produzidos localmente a empreendimentos turísticos.

O vice-presidente da autarquia lagoense, Luís Encaranação, referiu no decorrer da primeira sessão, realizada no Água Hotel Riverside, situado no Parchal, que o que se pretende é proporcionar eventos que reúnam distribuidores, empresários de restauração e hoteleiros.

O autarca entende que o normal e desejável é que “cada restaurante local  tenha, pelo menos, uma referência de vinhos do concelho” o que ainda está bastante longe de acontecer. Daí ter agora avançado com mais esta iniciativa.

Por outro lado, também existe um certo afastamento entre os produtores e o principal setor económico da região, o turístico. Tendo em conta que, cada vez mais, os turistas procuram experiências diferentes e a vertente gastronómica é uma das que mais os atrai, faz sentido que os hotéis lhes deem a possibilidade de ‘regarem’ as refeições com alguns dos bons vinhos do concelho.

Nesta primeira sessão em destaque esteve a Única – Adega Cooperativa do Algarve que, há pouco mais de um ano, correu o risco de encerrar as suas portas. Isso acabou por não acontecer, um grupo liderado por Alice Saraiva deu um passo em frente, dispondo-se a tomar conta do destino da Adega, e em pouco tempo conseguiu fazer com que essa negra perspetiva ficasse para trás.

Nesta altura, referiu a presidente da Direção, aquela histórica instituição “está a renascer das cinzas” e o futuro é promissor. A dinâmica que este grupo imprimiu levou a que muitos associados acreditassem que o ‘prazo de validade’ da Adega ainda está longe de expirar.

Daí que tenha triplicado o número de produtores que voltou a colocar uvas na cooperativa, o que faz com que, garantiu Alice Saraiva, “este ano tenhamos 70 vezes mais produção de vinho do que no ano transato”. A isso há a juntar “a qualidade que nunca se perdeu” e que permite que a Única continue a colecionar prémios nacionais e internacionais.

A próxima sessão do Lagoa Wine Sessions tem lugar esta quinta-feira, 23 de maio, no Vila Vita Parc, contando com a participação do Morgado do Quintão

Partilhar: