A aposta da Câmara de Lagoa na promoção dos vinhos do concelho está a dar frutos. Segundo o vice-presidente da autarquia, Luís Encarnação, esse trabalho já permitiu “a duplicação do número de produtores de vinho do concelho”, que é atualmente de oito.

Um aumento que, a curto prazo, poderá intensificar-se, uma vez que, revela o autarca, “temos tido contactos de produtores de vinho de outras regiões que pretendem mudar as sedes das suas empresas e as adegas para o concelho de Lagoa.”

Aliado à produção de vinho também começa a desenvolver-se a vertente do enoturismo que conta com três projetos, o que é “muito positivo, uma vez que numa região e num concelho que vivem essencialmente do turismo, é importante criar estratégias para mitigar a sazonalidade que, infelizmente, caracteriza esse setor.”

E para dar um impulso no sentido de que mais facilmente os vinhos lagoenses cheguem aos turistas, em complemento do grande evento anual que promove, o Lagoa Wine Show, a autarquia iniciou, este ano, o Lagoa Wine Sessions. Trata-se de um conjunto de sessões que leva os produtores de vinho às unidades turísticas do concelho.

A primeira teve por palco o Água Hotels Riverside, a segunda realizou-se nas instalações do Vila Vita Parc, a terceira no Hotel Vitors Village e a quarta no Monte Santo Resort. Ainda antes das ‘férias’ de agosto, o Hotel Lagoa recebe a marca VS Vinhos.

O programa é retomado a 10 de setembro com as marcas da Quinta dos Vales a deslocarem-se ao Tivoli Carvoeiro; prossegue, a 2 de outubro, com a apresentação dos vinhos do Monte dos Salicos no Pestana Carvoeiro Golfe e termina no Água Hotels Vale da Lapa, onde, a 31 de outubro, vai ser possível saborear os vinhos do EDD’S.

Partilhar: