O Município de Vila do Bispo apresentou, este Sábado, 20 de Janeiro, o seu Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um documento que resulta de um estudo exaustivo dos dados dos últimos 4 anos relativos ao município e ao concelho, de forma a constituir-se como uma ‘ferramenta’ que aponte pistas para o futuro, ao nível da gestão da autarquia e do desenvolvimento do concelho.

De acordo com Carlos Medeiros, responsável pela empresa IPI Consulting Network, que o produziu, este é um documento dividido em três vertentes essenciais. Olha para os aspectos ambientais, no sentido de concluir, entre outros aspectos, se está a “gastar-se muita energia ou água”; para os económicos, no sentido de verificar de que forma a autarquia está a afectar os seus recursos económicos e para a vertente social.

A realidade local foi analisada à ‘lupa’, tendo, por exemplo, sido verificado quanto é que custa à Câmara manter a iluminação pública ligada mais três horas diárias. O desempenho do município ao longo do último mandato é reflectido em cerca de uma centena de gráficos e quadros que vão poder ser analisados não só pelos políticos, como por qualquer cidadão.

O presidente da Câmara, Adelino Soares, mostrava-se muito satisfeito com o resultado final, uma vez que o relatório  “vem identificar aquilo que temos de bom e de menos bom, o que é altamente benéfico para quem tem de tomar decisões”.

Esta apresentação foi feita no decorrer da cerimónia comemorativa do feriado municipal de Vila do Bispo. Na ocasião, foi também assinado o contrato de consignação da empreitada de reabilitação do edifício de antigos celeiros e sua transformação em equipamento público de acção cultural; foram entregues prémios aos melhores alunos do concelho e assinado contrato de patrocínio a Joana Schenker, a actual campeão mundial de Bodyboard.

 

Partilhar: