Vencedor do Orçamento Participativo de Albufeira revelado


Um Parque Infantil dedicado à temática dos instrumentos musicais, a construir em espaço ajardinado na zona urbana da Guia, foi o projeto vencedor da edição de 2019 do Orçamento Participativo de Albufeira (OP).
Este projeto, cuja execução está orçamentada em 250 mil euros, recolheu 653 votos, o que corresponde a 56.1% da votação válida.
Na fase de votação final foram contabilizados 1164 votos, sendo 533 na vertente presencial (dos quais 27 foram invalidados por se tratar de votos nulos ou em branco) e 658 votos por via telefónica.  
Nesta 5a edição do OP a Câmara Municipal de Albufeira elegeu com tema central a Arte no Espaço Público, com o objetivo de compatibilizar diversas expressões artísticas com os diferentes usos dos edifícios, equipamentos e espaços municipais, com vista a transformá-los em zonas mais atrativas.
Em 5 anos de OP foram eleitos um total de 7 projetos, distribuídos pelas diferentes freguesias do concelho (à exceção da freguesia de Paderne, que apesar de ser uma das freguesias mais participativas, as propostas apresentadas ainda não conseguiram o consenso na fase de votação). Até à data foram apresentadas 192 propostas, destacando-se Albufeira (54) e Paderne (58) como os locais cujas sessões foram mais concorridas.
Um dos projetos vencedores (na edição de 2015) foi o Centro de Bem Estar Animal, que foi inaugurado em dezembro de 2016. No que respeita à edição de 2016, dos 2 projetos mais votados, encontra-se concluída e inaugurada a obra de Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e em fase de conclusão a obra de Requalificação do Polidesportivo da Guia (cujo projeto teve que ser revisto e adaptado ao longo dos últimos anos).
Em relação a 2017 já foram executados os Parques Lúdicos de Vale Navio e Falésia, bem como a Requalificação da Estrada dos Salgados, prevendo-se que as obras sejam inauguradas até ao final do ano. Entretanto, refere a Câmara em comunicado, os serviços competentes “estão a desenvolver todos os esforços com vista à conclusão do processo e respetivo procedimento concursal destinado à Requalificação da zona envolvente a Norte do Complexo Desportivo de Ferreiras (projeto vencedor da edição de 2018)”.
Nos próximos meses, acrescenta-se, “a autarquia irá dar andamento ao processo referente ao Parque Infantil Temático da Guia (projeto vencedor da edição de 2019) para que a obra possa estar concluída e inaugurada até ao final do ano de 2020”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Sinaletica Parque industrial

Áreas empresariais de Lagos recebem investimento de 5 milhões de euros

O-baile-que-animou-a-Feira-do-Campo

Feira do Campo anima as Furnazinhas, agrega as gentes da serra e atrai muitos visitantes

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728