A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em colaboração com o Rotary Club de Albufeira e a Universidade do Algarve (ESGHT), vai levar a cabo umas “Jornadas sobre Segurança e Turismo”.

A sessão tem lugar no próximo dia 31 de Maio, no Hotel Paraíso de Albufeira. As entradas são gratuitas, mas sujeitas a inscrições prévias.

A organização justifica esta iniciativa por “a segurança constitui cada vez mais um pilar fundamental do Destino Turístico Algarve, sendo mesmo apontada como um dos factores que mais tem contribuído para a sucessão de bons resultados turísticos na região nos últimos anos.”

Numa altura em que até “é, cada vez mais, o principal factor de decisão na escolha do destino de férias, os organizadores consideram ser necessário desenvolver estratégias conjuntas que permitam consolidar esta valência como uma mais valia competitiva da região face à generalidade da concorrência mais directa.”

Daí que, com estas jornadas se pretenda, “por um lado, aprofundar a colaboração actualmente existente e, por outro, dinamizar novos relacionamentos, visando respostas mais eficazes aos desafios decorrentes de realidades novas nestas matérias.”

A sessão de abertura, que se inicia pelas 9H30, vai contar com as intervenções de Elidérico Viegas (Presidente da AHETA), Amadeu Rodrigues (Presidente do Rotary Club de Albufeira), Figueiredo Lopes (ex-Ministro da Administração Interna), Tenente-General Tomé Pinto (ex-Comandante Geral da GNR) e Desidério Silva (Presidente da Região de Turismo do Algarve).

Pelas 10H15 inicia-se o primeiro painel, que tem como moderador o ex-Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária José Brás.

O Director Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Paulo Torres, vai falar de “estratégias do SEF no contexto da sazonalidade das migrações”. A Inspectora-Chefe da Unidade Operacional da ASAE de Faro, Elsa Trindade, apresentará uma exposição subordinada ao tema “Segurança Alimentar e Económica: a realidade da Região Algarvia”. O Comandante da Zona Marítima do Sul, Capitão de Mar e Guerra Cortes Lopes subirá ao palco para proferir uma intervenção sobre “Contributos da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional” e o Superintendente Ricardo Matos (Comandante Distrital da PSP) apresentará a exposição “A PSP como actor fundamental de tranquilidade num destino turístico consolidado”, a que se seguirá um período de debate e a pausa para almoço.

O segundo painel está previsto iniciar-se pelas 14H30 e terá como moderador o Superintendente da Policia de Segurança Pública Luís Carrilho.

Neiva da Cruz (Diretor-geral do SIS) falará das “Ameaças à segurança e o seu impacto na economia: o papel preventivo do SIS”, Mota Carmo (Director da Directoria do Sul da PJ) de “Segurança, Terrorismo e Direitos Humanos” e o Tenente-Coronel Joaquim Crasto (Comandante do Comando Territorial da GNR) de “Destinos Turísticos: Uma abordagem à Segurança”.

A leitura das conclusões será feita pelas 16 horas e o encerramento ficará a cargo de Maria Brás, docente da Universidade do Algarve.

Partilhar: