De 16 a 22 de setembro, o Município de Portimão volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob o slogan “Caminha connosco”, com o objetivo de promover a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade, em alternativa ao automóvel particular.

O programa de atividades previsto para a Semana Europeia da Mobilidade, que culmina com o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, visa sensibilizar a população a andar a pé e a utilizar a bicicleta como opções de mobilidade com benefícios claros para a saúde e para o ambiente. 

Nesse sentido, e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, a 14 de setembro realiza-se entre Portimão e Monchique a primeira etapa do 1º Passeio de Bicicleta Pedalar pela Vida, enquanto no dia 21 decorrerá a segunda etapa, entre Portimão e Sagres, ambas integradas no programa Setembro Amarelo – Mês da Prevenção do Suicídio e alertando para esta problemática. 

Para o dia 15 de setembro está agendado o 8º Passeio Anual de Bicicletas Antigas, dinamizado pelo Centro de Ciclismo de Portimão, convidando toda a gente a entrar no espírito da Semana Europeia da Mobilidade.

Por forma a potenciar o uso do transporte público, o Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão será gratuito nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Atualmente, esta rede de transportes públicos urbanos é constituída por 18 linhas que asseguram a ligação de vários pontos do concelho, incluindo as três freguesias (Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande) ao centro da cidade, ao hospital e aos principais serviços, bem como a vários locais de interesse no município.

A marcar desde logo o início da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 19 de setembro é lançado o convite para “Caminhar pela Cidade” sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60 minutos, e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão, não sendo necessária inscrição prévia.

Na noite de 20 de setembro, o percurso histórico-cultural noturno “À Descoberta de Portimão” irá levar os participantes a descobrir as paisagens urbanas, guiados por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes. Este passeio, com partida agendada para as 21h00 junto ao Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282480492 ou na Casa Manuel Teixeira Gomes. 

Em Portimão, no Dia Europeu Sem Carros será possível fazer um passeio em barco solar, numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade” em parceria com a Algarve Sun Boat e a preço especial, possibilitando desta forma a descoberta da rica história de Portimão a partir do estuário do Arade, acompanhada por um técnico do Museu de Portimão.

Dia Europeu Sem Carros em Alvor

O programa de 22 de setembro é bastante abrangente e, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvor, o Município de Portimão assinalará o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, por forma a levar a população e turistas a (re)descobrirem o centro da vila, livre de circulação automóvel, devolvendo algumas das suas principais artérias à população local para sua fruição, com muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas.

Assim, o trânsito automóvel estará interditado no dia 22 de setembro, entre as 10h00 e as 20h00, nas seguintes artérias: Rua Vasco da Gama; R. Pedro Alvares Cabral; Rua Dr. Frederico Ramos Mendes; Rua D. João II; Rua do Castelo; Rua Padre Mendes; Rua Dr. Afonso Costa; Rua 1º de Dezembro; Rua dos Pescadores; Rua de São João; e Rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio. Os residentes poderão sair com as suas viaturas, no entanto o regresso apenas será permitido a partir das 20h00, com exceção das pessoas com mobilidade reduzida, transportes públicos e alternativos e veículos de socorro.  

Nesse dia, os carros darão lugar à circulação de pessoas nas ruas do centro de Alvor, possibilitando assim espaço para a música, a animação desportiva e as vivências de outrora, com as gentes da vila a mostrarem as suas artes e ofícios, as crianças a brincarem aos jogos tradicionais e um lanche da tarde, partilhado entre vizinhos, amigos e todos os que se quiserem associar. Os lanches comunitários terão lugar na Rua de S. João, Rua Afonso Costa e Rua Dr. António José de Almeida e até o aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresquinha a quem por lá passar, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem um bilhete especial de 1 euro.

A juntar ao tradicional Mercadinho da Ria, a realizar nesse domingo na zona ribeirinha de Alvor, não faltará uma feira de artesanato na Rua 25 de Abril, com a participação de associações e artesãos locais, e animação infantil no Jardim de S. João com insufláveis, palhaços e muita diversão para os mais pequenos.

Ao final da tarde haverá um “Sunset Histórico-cultural – Alvor Islâmico”, na forma de um passeio pelas ruas e sítios patrimoniais emblemáticos de Alvor, guiado por técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes, com partida às 18h30 do Morabito/Capela de S. Pedro. Esta atividade está sujeita a inscrição prévia e limitada junto da Casa Manuel Teixeira Gomes, ou através do telefone 282480492.

Serão disponibilizadas bicicletas grátis para circular pelas ruas de Alvor, para além da presença de trotinetes. Quem desejar explorar a Ria de Alvor terá á disposição pranchas de paddle, canoas e “gaivotas” gratuitamente disponíveis, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.

Partilhar: