Técnicas para aliar o turismo à preservação ambiental

Portimão recebeu entre 25 e 28 de março uma equipa de formadores da Rota Waoh!, com o objetivo de capacitar operadores marítimo-turísticos, técnicos da administração pública ligados ao turismo e alunos do curso TeSP em Gestão de Animação Turística e do Curso de Turismo da Universidade do Algarve – Pólo de Portimão (UAlg) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, sensibilizando-os para as melhores práticas relacionadas com o ecoturismo, nomeadamente no conjunto de ferramentas para que os guias turísticos também sejam agentes responsáveis ao nível da preservação ambiental.

Nos dois primeiros dias da ação, os operadores marítimo-turísticos tiveram oportunidade de colher sugestões teóricas e boas práticas. No dia 27 de março, o Clube Naval de Portimão acolheu uma ação formativa destinada aos técnicos da administração pública. No derradeiro dia da iniciativa, o Pólo de Portimão da UAlg foi palco da ação dirigida aos alunos do ensino superior e do ensino profissional na área do turismo.

A Rota Waoh! (Wildsea Atlantic Ocean Heritage) pretende celebrar o património natural e cultural único dos territórios costeiros europeus banhados pelo Atlântico, desvendando um mosaico de aventuras, sabores e experiências de viagem. Atualmente abrange 14 destinos, estando presente a nível nacional em Sesimbra, Cascais e Portimão.

Segundo a espanhola Julia Vera, responsável pela Travelecoology, uma das entidades envolvidas no projeto, “percebi com esta iniciativa que em Portimão há qualidade profissional e um tecido empresarial muito bem preparado para tirar partido de toda a potencialidade proporcionada pelo ecoturismo e pelos desportos de mar.”

“Existem empresas oferecendo um produto muito interessante, com gente bastante qualificada. Além disso, a Câmara de Portimão acaba de certificar uma das primeiras estações náuticas do país. Tudo isso são ingredientes extraordinários para diferenciar Portimão, a médio-longo prazo, como um destino turístico de eleição, baseado no mar e em todas as atividades que se podem levar a cabo nesta costa deslumbrante”, realçou a formadora.

Para António José Correia, responsável do Fórum Oceano, parceiro nacional da Rota Waoh! e entidade certificadora das estações náuticas, “o que se concretizou nestes dias foi um dos principais objetivos que norteiam o projeto, ou seja, a capacitação dos operadores.”

“No fundo, o que se pretende é capacitar formadores nacionais para, posteriormente, formarem os operadores. Neste momento, são mais de 700 as entidades envolvidas nas estações náuticas do país, 60 por cento das quais são empresas. Refira-se que em Portimão temos mais de 70, o que é um número muito interessante e revela uma apreciável capacidade de mobilização”, explicou o responsável.

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728