Tavira recebe, nos próximos dias 17 e 18 de Novembro, a III Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, onde se vão debater temáticas relacionadas com o Turismo Cultural e o Enoturismo.

O evento, que é organizado pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centros Históricos (APMCH), tem por palco o Clube de Tavira e inicia-se pelas 10 horas do dia 17, Sexta-feira, com reuniões da Direcção e da Assembleia Geral desta entidade.

Depois do almoço, tem lugar a sessão formal de abertura, a cargo dos presidentes da Câmara de Tavira, Jorge Botelho e da APMCH, Victor Mendes. Também foi convidada para a cerimónia a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Seguem-se as cerimónias de entrega de uma medalha de ouro ao dr. Martinho da Silva e do Prémio Nacional de Arquitectura em Centros Históricos ao arquitecto João Campos.

A primeira mesa redonda tem o Turismo Cultural como tema e inicia-se pelas 15H30. São intervenientes Vítor Cóias (Fórum Património), Alexandra Gonçalves (directora regional de Cultura do Algarve) e João Campos (Centro de Estudos de Arquitectura Militar do Município de Almeida).

Pelas 17 horas arranca a segunda mesa redonda, esta sobre Enoturismo. Neste painel participam José Arruda (Associação dos Municípios Portugueses do Vinho), José Luís Oliveira e Silva (Casa Santos Lima) e Jorge Queiroz (Museu Municipal de Tavira). Depois do debate, haverá ainda tempo para uma conferência pelo arquitecto Frederico Paula, da Câmara de Lagos.

O dia seguinte, Sábado, é dedicado a uma visita ao Centro Histórico de Tavira e ao Museu Municipal.

Partilhar: