Subida do Portimonense esbate a sazonalidade

Entrevista do presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Álvaro Viegas, a “O Jornal Económico”, a propósito da subida do Portimonense à Primeira Liga de Futebol.

“A subida de divisão de um clube algarvio pode acarretar um impacto significativo para a região?

É claro que sim. A subida e principalmente a permanência de um ou mais clubes na Primeira Liga de Futebol favorece a região, dá notoriedade à região e alavanca a economia regional, contribuindo para esbater a sazonalidade. É precisamente numa parte do calendário desportivo que a região precisa de atrair mais turistas.

É possível determinar que “peso” tem, em termos económicos, a presença de um clube na Primeira Liga para uma determinada região?

Não existem números exactos, mas acrescentará valor à hotelaria, restauração e ao comércio. Com partidas de futebol ao mais alto nível do futebol português a serem jogadas de 15 em 15 dias em Portimão, virão alguns milhares de pessoas a acompanhar o seu clube, muitos deles aproveitando o fim-de-semana.

O Algarve é uma região onde a presença no mais alto escalão do futebol português tem sido intermitente. Considera que uma presença mais assídua desta região iria determinar a criação de infraestruturas que gerassem um volume de negócios significativo para a região?

Em termos de infraestruturas desportivas parece-me que o Algarve está bem servido. Aliás, temos o Estádio do Algarve sem o devido aproveitamento. Aí sim, as câmaras municipais de Faro e Loulé deviam-se entender e projectar para aquele espaço a construção de uma grande cidade desportiva, capaz de atrair para estágio as melhores equipas nacionais e as internacionais que no inverno param os seus campeonatos.

As empresas algarvias “agradeciam” que a presença no principal escalão de um clube algarvio fosse menos intermitente do que tem sido?

Todos os algarvios esperam que o Portimonense permaneça no mais alto escalão e que o Farense e Olhanense regressem rapidamente à Primeira Liga de Futebol. Teríamos assim todo o Algarve representado e a contribuir para a economia regional.”

Entrevista da jornalista Cátia Borrego de “O Jornal Económico”

 

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Campeonato-Regional-do-Algarve-de-BTT-XCO-do-Desporto-Escolar_resultado

Castro Marim acolhe Campeonato Regional do Algarve de BTT-XCO do Desporto Escolar

Seca Algarve

Portugal continental sem seca meteorológica no fim de março

Hybrid-Theory-The-Linkin-Park-Tribute_OCS

Lagos apresenta cartaz de artistas para 2024

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728